Até 31 de maio, a Galeria de Exposições do Posto de Turismo Municipal, na Moita, recebe a mostra de pintura “Alma de um Povo”, de Jorge Marquez.
Autodidata na pintura a pastel, óleo, aguarela e na técnica de aerografia, Jorge Marquez apresenta, nesta exposição, duas vertentes do seu trabalho, ambas manifestações artísticas representativas da cultura portuguesa. Por um lado a azulejaria, por outro a guitarra portuguesa e o fado.
A sua paixão pelos azulejos portugueses levou-o a uma recolha fotográfica de um conjunto de painéis, alguns já inexistentes, do mestre Jorge Colaço (1868-1942), que foram reproduzidos sem tela, através da técnica de aerografia. Pintar o fado em guitarras portuguesas, utilizando a mesma técnica foi também a forma que o artista encontrou para homenagear a alma lusitana e a singularidade e riqueza do nosso património cultural, pleno de representações simbólicas e de referências de memória e identidade.
“Alma de um Povo” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h. Durante a Feira de Maio, de 23 a 26 de maio, o horário será prolongado até às 24:00h.
Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login