DIA DA MARINHA 2013 É NO BARREIRO

DIA DA MARINHA 2013 É NO BARREIRO

MUPI_CS (2)APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

O Clube Naval Barreirense serviu a 10 de maio, de palco à realização de uma conferência de apresentação do Dia da Marinha 2013. Diversas atividades de índole cultural, desportiva, social, religiosa e militar, no período de 18 a 26 de maio, acontecem pelo Concelho. Nas palavras do Almirante Seabra de Melo trata-se de um programa “sóbrio e de abertura à sociedade civil” que nos orgulhamos de realizar no Barreiro. Um orgulho partilhado por Carlos Humberto de Carvalho que abriu as ‘portas’ do Concelho à Marinha Portuguesa.

Presentes nesta conferência estiveram Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e Regina Janeiro, Vereadora da Cultura e da Educação, bem como o Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada, Contra-almirante Seabra de Melo, a quem coube a primeira intervenção da tarde que incluiu a apresentação genérica do programa que integra o Dia da Marinha 2013.

Proferindo saudações navais a todos os presentes e abrindo um parêntesis para um agradecimento especial ao Clube Naval Barreirense, o Almirante Seabra de Melo expressou, desde o primeiro minuto, a honra que é para a Marinha Portuguesa e para o Comandante CEMA, que estas comemorações tenham lugar no Concelho do Barreiro. “Vivemos períodos não muito animados, mas a confiança num futuro melhor é importante”, disse, para partilhar com os presentes uma citação de Carlos Humberto de Carvalho – «A crise não ataca o sonho». Daí que, espera, estas comemorações possam ser “uma onda de motivação para todos”. Celebrar no Barreiro porque “há aqui uma simbiose, uma disponibilidade de todos para dar à causa pública e importante espírito de serviço”. Neste ponto do discurso, Seabra de Melo, salientou dois motes que norteiam a ação da Marinha Portuguesa, um deles com 100 anos – «A Pátria honrai que a Pátria nos contempla», bem como «Servir sem olhar a recompensa».

Em números gerais, o Almirante Seabra de Melo referiu que estão envolvidas nestas comemorações perto de mil pessoas. “A mensagem é que se trata de comemorações sóbrias, de contenção de meios financeiros mas de grande orgulho pelo papel desempenhado pela Marinha Portuguesa”, referiu.

Celebrar o Barreiro – Celebrar a Marinha «Sentimo-nos honrados em receber na nossa terra as comemorações do Dia da Marinha»

Para Carlos Humberto de Carvalho, a relação entre o Barreiro e o mar é secular. “Estamos, desde sempre, ligados às nossas frentes de água, à vida dos marinheiros, e às gentes do mar”. Este conjunto de razões, e a forma como tem decorrido a preparação do evento, faz com que o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro afirme “penso que este pode ser o antecipar do futuro. De um futuro em que queremos de cooperação mais estreita, e de aprofundamento desta relação.

Na opinião do Autarca, comemorar o Dia da Marinha é comemorar todas as suas componentes – as gentes, o mar, a música, a cultura, e o futuro, no respeito pelo nosso passado de marinheiros.

A finalizar reafirmou sentir-se “profundamente honrado em receber na minha Terra estas comemorações”.

DIA DA MARINHA 2013 | A crise não ataca o sonho

Comemorações no Barreiro de 18 a 26 de maio

As comemorações do “Dia da Marinha” em 2013 vão decorrer na cidade do Barreiro, celebrando a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute, em 20 de maio de 1498. Todas as atividades relacionadas com este evento têm como objetivo dar a conhecer a Marinha, os meios e as capacidades, aos Portugueses para que possam usar o Mar na medida dos seus interesses.

Refira-se que este programa foi delineado tendo em conta a situação económica e financeira do País, contando a Marinha com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro (CMB).

A Marinha ao serviço dos portugueses | Alguns destaques:

O AMAC – Auditório Municipal Augusto cabrita, recebe de 18 de maio a 1 de Junho, das 10h00 às 18h00, a Exposição de Atividades da Marinha. Nos dias 19 e 26 de Maio esta exposição estará aberta ao público, apenas no período da tarde, das 15h00 às 18h00. Regina Janeiro, Vereadora da Cultura e da Educação, agradeceu publicamente o facto desta mostra poder permanecer mais tempo no Parque da Cidade, dando oportunidade de ser vista pelos estudantes do Concelho, de todos os graus de ensino, no âmbito da XII edição da Feira Pedagógica.

No Parque da Cidade, as atividades complementares ao ar livre decorrem durante os mesmos dias, e as Unidades Navais abertas a visitas, na Base Naval de Lisboa, para o público em geral, escolas, associações e coletividades, têm dias e horários específicos. O mesmo vai acontecer com os Batismos de Mar a bordo de lanchas. No dia 24 de Maio, sexta-feira, destaque para o Concerto ao ar livre da Banda da Armada, pelas 22h00, no Largo do Mercado Municipal 1º de Maio. Estas comemorações conhecem o seu ponto alto no domingo dia 26 de maio, a partir das 10h00, com a Missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguida de Cerimónia Militar na Avenida Bento Gonçalves.

 Todo o programa e inscrições nas várias atividades e www.marinha.pt/DM2013

CMB 2013-05-13

You must be logged in to post a comment Login