Utentes de Brejos do Assa lutam pela melhoria do serviço nacional de saude!

Utentes de Brejos do Assa lutam pela melhoria do serviço nacional de saude!

Um grupo de cidadãos utentes da extensão de saúde de Brejos do Assa, que serve a população de Brejos do Assa, Algeruz e Lau convocou a população destas localidades para uma reunião pública na Colectividade local Estrelas de Algeruz, para o sábado 29 de Janeiro pelas 16 horas, com o intuito de discutir a situação referente ao péssimo e quase paralisado funcionamento da extensão de saúde.

     Esta extensão serve cerca de 1800 utentes e actualmente não tem médico nem enfermeiro permanente. Duas vezes por semana   é destacado um médico, que realiza apenas 3 horas por cada um dos dois dias. Esta situação já dura desde Setembro de 2010.  

     Relativamente ao enfermeiro, este está presente apenas uma vez por semana, não realizando a maioria das funções a ele afectas, estando segundo as informações trazidas a esta Assembleia inoperante por baixa médica e sem substituto.

     É facil entender que com apenas 2 dias a 3 horas cada um desses dias de presença médica, é impossível que todas as valencias desta extensão de saúde sejam minimamente cumpridas (medicina geral e familiar, planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil, aconselhamento a diabéticos, vacinação de crianças e adultos, pensos e injectáveis).

     É fácil verificar que todas as valências e horários desta extensão de saúde não estão a ser cumpridos (Medicina geral e familiar, planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil, aconselhamento a diabéticos, vacinação de crianças e adultos, pensos e injectáveis).

     Esta situação torna-se ainda mais grave atendendo ao facto de que existe associada a esta extensão uma significativa percentagem de idosos, portadores de doenças crónicas e/ou pessoas com mobilidade reduzida, para quem a necessidade de cuidados médicos é bastante frequente.

     Dando provas do seu apêgo e da necessidade profundamente sentida que o seu Centro de Saúde volte a funcionar com um médico efectivo e diario, assim como com serviço de enfermagem como sempre teve no passado proximo, mais de 120 pessoas vieram debater os problemas e as dificuldades que tal situação lhes provoca, num ambiente de grande combatitividade e sentido dos seus direitos constitucionalmente expressos. Durante as intervenções por vezes acaloradas, profundamente sentidas houve quem realçásse que o Centro de Saúde era como um filho; «pois foi com o nosso esforço que as instalações foram erguidas, por isso não o deixaremos morrer, lutaremos para que viva e espalhe saúde»!

     Após viva discussão e apoio á iniciativa, a Assembleia deliberou :

1º – eleger uma comissão de 6 pessoas, composta  por 4 mulheres duas das quais bastante jovens e 2 homens ( Carina Oliveira, Ilídio Taniça, Fátima Branco, António Domingos Moura, Judite Silva, Paula Carina Serrano);

2º – mandatar uma delegação para junto dos responsaveis da Direcção Regional de Saúde, de Lisboa e Vale do Tejo, obter respostas concretas e bem claras, do porquê da actual situação do nosso Centro de Saúde e exigir que tais problemas sejam rápidamente resolvidos, repondo o normal funcionamento da nossa extensão de saúde de Brejos do Assa;

3º – a Assembleia deliberou ainda mandatar a Comissão para que esta exponha á presidência da Junta de Freguesia de Palmela e como não podia deixar de ser à Camâra Municipal de Palmela a gravidade da situação que se vive na extensão de saúde de Brejos do Assa/Algeruz imensamente penalizadora das populações utentes e pedir apoio da Autarquia para a nossa luta, na perspectiva de obter um normal e regular funcionamento do nosso Centro de Saúde;

4º – deliberou ainda a Assembleia, que o mais rápidamente possível será convocada outra assembleia para informar toda a população dos resultados das nossas iniciativas e na mesma deliberar caso a situação o exija, formas de luta para que voltemos a ter um Centro de Saúde com regular funcionamento médico diario, assim como serviço de enfermagem;

5º – a Assembleia decidiu também tornar público através da Comunicação Social as deliberações nela tomadas.

BREJOS DO ASSA, ALGERUZ, LAU/UNIDOS NA DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS Á SAÚDE !

A Comissão de Utentes da Extensão de Brejos do Assa, pela direito á saúde,

29 de Janeiro de 2011

Carina Isabel Oliveira, Judite Silva, Antonio Domingos Moura

You must be logged in to post a comment Login