“Frederico”, de Leo Lionni, é o livro escolhido para as próximas “Histórias Vivas na Biblioteca”. No dia 11 de abril, pelas 11h00, a Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro, volta à sala do conto da Biblioteca Municipal para mais uma leitura encenada.
Esta iniciativa é apoiada pelo Município do Barreiro e realiza-se nos primeiros sábados de cada mês. Excecionalmente, no mês de abril, a atividade realiza-se no segundo sábado, devido ao período da Páscoa.
A entrada é livre e destina-se a crianças dos 4 aos 12 anos.
O livro conta a história de “uma família de ratos recolhe provisões para o Inverno. Todos trabalham… Todos menos Frederico que, embora aparentemente não faça nada, também aprovisiona, ainda que seja outro tipo de recursos: raios de sol, cores, palavras…
Quando chega o Inverno, comprova-se que o trabalho poético deste pequeno rato era diferente das tarefas desempenhadas pelos demais, mas passa a ser imprescindível para que todos os ratos consigam ultrapassar a crueza desta estação. Assim, neste texto, Frederico é aceite tal como é, e não lhe acontece o mesmo que à desgraçada cigarra da fábula”.
O autor modifica o significado moral da fábula da cigarra e da formiga, aprofundando o seu conteúdo sem perder a simplicidade, de modo a que qualquer um de nós possa entendê-la.
Fonte:CMB
You must be logged in to post a comment Login