O Grupo de Teatro Vigilâmbulo Caolho leva a cena a peça de José Saramago “A Noite”, no dia 9 de fevereiro, pelas 21h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Depois de ter feito jornais, escreveu sobre eles. Foi em “A Noite” a primeira obra dramática de Saramago. O escritor dedica a Luzia Maria Martins, a pessoa que o “achou capaz de escrever uma peça”. Seria mesmo. A noite de que se fala nesta peça ficou para história: de 24 para 25 de Abril. A ação passa-se na redação de um jornal em Lisboa e o autor avisa: “Qualquer semelhança com personagens da vida real e seus ditos e feitos é pura coincidência. Evidentemente”. Nem outra coisa seria de esperar. A ironia passa também pela história desta noite em que administradores e redatores entram em conflito. Uns a gritar que a máquina “há de parar” e outros a defender que ela “há de andar”. Quando o escreveu, Saramago já sabia que, para o bem e para o mal, a máquina tinha continuado a andar. (Diário de Notícias, 9/10/98), refere a sinopse da peça.
Texto: José Saramago
Encenação: Júlio Mesquita
Elenco: Ana Encarnação, Cláudio Fernandes, Faustino Alves, Helena Henriques, Hugo Baptista, João Cardoso, Júlio Mesquita, Miguel Carvalho, Miguel Pina, Nuno Capela, Nuno Pereira, Paulo Concruta, Pedro Louro, Pedro Santos, Ricardo Gião, Rita Aguiar e Tiago Soares
Música: Tiago Sousa e André Carapinha
Sonoplastia: André Carapinha
Técnico de Palco: João Fernandes
Produção: Isabel Teixeira
Design Gráfico: Miguel Carvalho
Duração: 105 minutos
Classificação etária: M/12
Ingresso: 5 euros
Contactos:
Colectivo Vigilâmbulo Caolho
Rua Estevão da Gama, 13, 3º D, 2830 Barreiro
916499768 – Júlio Mesquita (Diretor Artístico)
916293986 – Isabel Teixeira (Produção)
www.vigilambulocaolho.blogspot.com
CMB 2013-02-04
You must be logged in to post a comment Login