O Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), no Barreiro, acolhe, a 23 de fevereiro, pelas 21h15, a Gala do Fado, promovida pela NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro. Esta iniciativa, inserida nas comemorações do 30º Aniversário da NÓS, visa a angariação de fundos para a construção do projeto “Uma Cidade para Todas as Pessoas”.
A Gala do Fado conta com a atuação solidária de vários fadistas, entre os quais Alberto Ventura, Carlos Figueiredo, Cristina Picado, Deolinda Rocha, Gabriel de Jesus, Luís Manuel e Maria Madalena, acompanhados por Alberto Raio e Luís Manuel, na guitarra portuguesa, e Jorge Alves e Manuel Mendonça, na viola.
Os ingressos para o espetáculo são 6 ‘violas’ por pessoa e estão disponíveis na bilheteira do AMAC, no Parque da Cidade, e na sede da Associação NÓS, sita na Rua Salgueiro Maia, Nº 25 A, Lavradio.
Esta iniciativa surge no âmbito da campanha de angariação de fundos para a construção do projeto ‘Uma Cidade para Todas as Pessoas’, que vem colmatar algumas insuficiências no apoio às pessoas com deficiência no Concelho do Barreiro e mesmo no Distrito de Setúbal, nomeadamente ao nível do apoio domiciliário. O equipamento está a ser construído na Freguesia de Santo André (zona das Gateiras) e engloba três valências:
– Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas com deficiência, com capacidade para 30 utentes;
– Quatro Residências Autónomas, com capacidade para cinco pessoas cada. Nesta valência, os utentes têm a assistência devida mas têm também alguma autonomia que lhes possibilita atividade no exterior;
– Serviço de Apoio Domiciliário para pessoas com deficiência, com capacidade de resposta para 30 utentes.
De salientar que a Candidatura “Uma Cidade para todas as pessoas” foi aprovada em 2009, no âmbito Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Para a construção do equipamento, a Câmara Municipal do Barreiro cedeu, à NÓS, um terreno de 3186 metros quadrados a 20 de março de 2009.
Este projeto de grande envergadura tem um custo total de mais de 1 milhão e 500 mil euros e deverá estar concluído em Outubro de 2013. A NÓS tem de reunir esforços do ponto de vista financeiro, visto que, à Associação, cabe o pagamento de cerca de 550 mil euros, ficando o restante a cargo do Estado português e da União Europeia.
O projeto “Uma cidade para todas as pessoas” pode ser apoiado através de donativos na sede da Associação e por transferência bancária para a conta da Caixa Geral de Depósitos, com o NIB N.º 0035 0141 0003 9390230 93, através ainda da Linha de Valor Acrescentado 760 300 444 ou da consignação de 0,5 do IRS, colocando o NIPC (501 308 849) da NÓS na declaração de IRS.
No link http://www.nos.pt/como-nos-pode-ajudar.htm e em www.facebook.com/nos.associacao pode consultar as formas de apoiar este projeto de grande importância para o Concelho do Barreiro.
Cmb 2013-02-05
You must be logged in to post a comment Login