Patente no continente até 3 de Março “A Maçã dos afetos”

Patente no continente até 3 de Março  “A Maçã dos afetos”

maça afetosO Projeto de Educação para a Saúde (PES) inaugurou, hoje, 25 de fevereiro, no Continente do Barreiro, a exposição “A Maçã dos Afetos”. Esta mostra, que se insere nas comemorações do Dia dos Afetos, assinalado, este ano, a 14 de fevereiro, inclui trabalhos realizados por alunos das escolas dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete e Alcobaça, no âmbito dos Projetos de Educação para a Saúde (PES). A mostra vai estar patente até dia 3 de março.

Esta atividade  foi, este ano, transversal às escolas/agrupamentos dos quatro concelhos do  Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho (Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete), no âmbito do PES, à qual aderiu a Associação de Produtores de Maçãs de Alcobaça, impulsionada pelas atividades da geminação entre as Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (ACES Arco Ribeirinho) e Zé Povinho (ACES Oeste Norte).

Na inauguração da exposição participaram, com atuações musicais, crianças dos jardins-de-infância nº 3 do Alto do Seixalinho e do Cantinho Alegre da Infância e alunos do 6º ano da Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado. Colaboraram também na iniciativa, preparando e servindo aperitivos aos convidados, os alunos do Curso Profissional de Hotelaria e Mesa, da Escola Básica Padre Abílio Mendes.

Júlia Mendes, Coordenadora Concelhia do PES, deu as boas vindas e salientou que, este ano, as comemorações do Dia dos Afetos estenderam-se a outros concelhos, encontrando-se em exposição um total de 42 maçãs, elaboradas pelos alunos. Referiu ainda que, praticamente, todas as escolas dos agrupamentos envolvidos participaram na mostra. “A partir dos afetos podemos trabalhar todas as áreas da educação para a saúde”, referiu Júlia Mendes.

Na inauguração, a responsável do Continente, Lígia Ferreira, agradeceu o facto do PES ter escolhido novamente aquele espaço comercial para expor os trabalhos dos alunos, salientando a total disponibilidade para acolher este tipo de iniciativas.

Por seu lado, Mário Durval, coordenador de Saúde Pública da Unidade Arnaldo Sampaio, realçou o trabalho conjunto das escolas, professores e profissionais dos centros de saúde do Arco Ribeirinho e da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho. “Trabalhar com crianças e jovens por uma melhor saúde é um investimento no futuro”, salientou.

Jorge Nunes, em representação do ACES Oeste Norte, referiu que este tipo de projetos pode “ter um forte impacto no desenvolvimento de jovens e crianças” e salientou que, em abril, Alcobaça e Caldas da Rainha vão receber a exposição.

Em representação das escolas, Arlete Cruz, Diretora da Escola Secundária de Santo André, salientou que “é com prazer que vejo que o projeto abrangeu outros concelhos e áreas do País”. “A escola é um local de afetos e é nossa missão trabalhar esses temas e contribuir para a formação dos alunos”, referiu.

Por último, Regina Janeiro, Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Barreiro, salientou que as comemorações do Dia dos Afetos têm vindo a ganhar maior expressão de ano para ano. “Quando investimos na educação, investimos no futuro do País. Ao passarmos estas mensagens, estamos a contribuir para que as crianças e jovens sejam mais tarde adultos conscientes”, referiu a Autarca.

As ‘maçãs’ vão também estar expostas em diferentes locais públicos dos concelhos envolvidos com a seguinte calendarização:

4  a  9 de março –  Moita

11 a 15 de março – Montijo

A partir de 15 de março – Alcochete

15 a 21  de abril – Alcobaça

22 a 28 de abril – Caldas da Rainha

CMB 2013-02-25

One Response to "Patente no continente até 3 de Março “A Maçã dos afetos”"

  1. Pingback: Exposição das Maçãs dos Afetos | GABINETE DE INCLUSÃO E CIDADANIA

You must be logged in to post a comment Login