ACONTECEU “CANTE” NO BARREIRO

ACONTECEU “CANTE” NO BARREIRO

Ontem, 25 de Fevereiro, numa iniciativa de apoio ao CANTE A PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE organizada pela Associação Barreiro Património Memória e Futuro e pela Cooperativa Cultural Popular Barreirense, associações que pugnam pela defesa e preservação do Património e da Cultura portuguesa, promoveram um colóquio, que lotou a sede da C.C.P.B.

O colóquio teve a participação do presidente da Confraria do Cante Alentejano: confrade Carlos Laranjo Medeiros, também presidente da Comissão Executiva da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, de João Proença presidente da CASA DO ALENTEJO e de Joaquim Teixeira em representação da MODA-Cante Alentejano e, ainda, a presença, do Sr. vereador da CMB, Rui Lopo.

A sessão teve início com a exibição do filme, produzido em DVD, “Vozes da Memória – O Cante Alentejano no Barreiro”, através do qual as duas entidades, em parceria com a Escola Secundária de Santo André e o Grupo Coral Alentejano “ Os Amigos do Barrreiro” e o apoio científico do prof. Jorge Moniz, pretenderam: Mostrar a importância do grupo vindo do Alentejo no Barreiro, como destino multicultural, a partir dos finais do Século XIX.

Perceber que o Cante Alentejano faz parte das vozes da nossa memória.

Conhecer as características específicas deste tipo de cante.

Realizar um documentário em suporte multimédia para memória futura.

Documentário que está disponível nas entidades organizadoras.

Os convidados, nas suas intervenções, apelaram à participação de todos os que amem e compreendam a importância cultural do Cante foram e convictos quanto às razões que os motivam à apresentação desta candidatura na UNESCO, no dia 30 de Março de 2012, pedem a subscrição da mesma, deixando os seguintes contactos:

geral@candidaturadocante.com

www.candidaturadocante.com 

http://www.facebook.com/CandidaturadoCanteAlentejano

 e http://twitter.com/#!/cantealentejano

Certos de que venha a ser aceite, responderam, ainda, clara e sucintamente às questões que lhes foram colocadas, ficando agradados e reconhecidos à AB-P,M e F e à CCPB.

Ficámos todos a saber mais, sobre o que representa o CANTE e a sua dimensão cultural, enquanto Património Imaterial, valeu a pena.

Também houve poesia, modas ditas por elementos do Grupo de Teatro “PROJECTOR” e o Grupo “AMIGOS DO BARREIRO” deliciou os presentes cantando quatro modas, ao que se seguiu um convívio, alegre e fraterno, com a participação de todos.

Ao apoio formal, dado à petição pela ABPMF. e CCPB, seguiram-se as assinaturas do público presente. Desejamos que todas as entidades, que já expressaram o seu apoio a este candidatura, dinamizem, nesta ponta final, a assinatura da petição pelo maior número possível de barreirenses.

Apoiar a Cante a Património Cultural Imaterial da Humanidade é defender a nossa memória e identidade.

ARFER

You must be logged in to post a comment Login