“A MINHA CASA É UMA GRANDE RUA”

“A MINHA CASA É UMA GRANDE RUA”

LOGO_CPCJ_CNTCampo de Férias de 19 a 23 de agosto 

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Barreiro (CPCJ) propõe-se realizar entre 19 e 23 de agosto de 2013 um Campo de Férias. Dirigido a crianças e jovens com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos, esta atividade visa prevenir comportamentos de risco, proporcionando experiências positivas que possibilitem aos participantes um ‘olhar diferente’ sobre o mundo exterior. Os apoios, públicos e privados, são bem-vindos.

Os campos de férias da CPCJ realizam-se desde 2001 no âmbito do projeto “A Minha Casa é Uma Grande Rua”, que integra, desde então, o Plano Anual de Atividades desta Comissão. Refira-se que o projeto surgiu de uma necessidade sentida pela CPCJ e pelas Instituições de Acolhimento do Concelho, que veem nesta iniciativa uma forma de facultar a crianças desprovidas da satisfação das necessidades essenciais ao seu desenvolvimento harmonioso um conjunto de experiências positivas que passam pelos conceitos básicos de higiene, alimentação e relação com os pares e adultos. Ao mesmo tempo, os campos de férias também proporcionam o conhecimento de outros locais e de outras atividades, que, no fundo, são realidades que a maioria das crianças desconhece.

A organização encontra-se a cargo da CPCJ do Barreiro, em parceria com o Instituto dos Ferroviários e Centro Social e Paroquial de Santo André “Casa dos Rapazes”, contando com o apoio do Agrupamento 690 do Corpo Nacional de Escutas, no que toca à preparação e dinamização das atividades. Estas entidades encontram-se representadas nesta Comissão.

O projeto “A Minha Casa é Uma Grande Rua” tem contado, desde a sua criação, com o apoio de entidades públicas e privadas, dado que as Comissões não possuem autonomia financeira. Neste âmbito, o apoio da Câmara Municipal do Barreiro tem sido fundamental para a concretização da iniciativa, sendo esta entidade a assegurar as despesas inerentes a alojamento e alimentação de crianças, jovens e técnicos. O local é escolhido, anualmente, de acordo com o orçamento disponível e tendo em conta, naturalmente, as condições existentes e o cumprimento da legislação em vigor nesta matéria.

Em 2013, a CPCJ do Barreiro volta a apelar a todos aqueles que, de alguma forma, possam contribuir para a concretização desta iniciativa. O contacto com a Comissão pode ser feito através dos telefones 212 068 017 / 212 068 249 / Fax. 212 068 051, ou do endereço eletrónico cpcj.barreiro@gmail.com.

 

CMB 2013-03-06

 

You must be logged in to post a comment Login