“Apesar das dificuldades, apesar de sabermos que o caminho não é fácil, temos de caminhar e de caminhar em frente!” disse o Presidente da CMB .
A Câmara Municipal do Barreiro (CBM) associou-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março de 2013. Durante a manhã, os membros do executivo municipal felicitaram as mulheres barreirenses a quem simbolicamente fizeram a entrega de uma flor e de um postal. À tarde, um lanche de convívio reuniu funcionárias das autarquias locais, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
No decorrer da entrega de flores, Regina Janeiro, Vereadora responsável designadamente pelas áreas da Cultura, Desporto e Intervenção Social na Autarquia contextualizou o momento dizendo que no século XXI as dificuldades que se colocam às mulheres não são as mesmas que levaram as operárias têxteis de uma fábrica de Chicago a entrar em greve por melhores condições de trabalho. “Hoje, nas empresas os problemas são outros”, disse, salientando o facto de haver um número significativamente menor de mulher nas administrações/direções das empresas, de menor salário para igual tarefa e uma série de outras coisas que penalizam a mulher só porque esta nasceu biologicamente preparada para ser mãe. Neste âmbito, salientou “considero que vale a pena continuarmos a lutar pela igualdade, especialmente em momentos tão difíceis como aqueles por que passamos. Vale a pena continuar a dizer que é possível um mundo mais justo onde existam menos desigualdades sociais mas onde também exista menos desigualdades pelo género”.
À tarde, e a convite do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e da direção dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores das Autarquias do Barreiro, centenas de trabalhadoras comemoraram o 8 de março de 2013, no AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Do programa fizeram parte a atuação do Combo da Escola de Jazz do Barreiro e um lanche de confraternização. Na ocasião, o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, recordou que vivemos momentos muito exigentes, individual e coletivamente. Por isto mesmo, reafirmou ser preciso combatividade para resistir às dificuldades, para resolver problemas e para ter coragem para ser feliz. “Precisamos de combatividade e de coragem, para intervir e construir o nosso futuro, das mulheres e de todos os seres humanos. Fomos conquistando vitórias e evoluindo ao longo da história da humanidade. A vida é isso mesmo, conquista atrás de conquista, mesmo quando parece que estamos a dar passos atrás. Às vezes, é mesmo preciso dar um passo atrás para darmos dois passos à frente”.
Hoje as mulheres têm direitos que não tinham, disse Carlos Humberto de Carvalho, mas ainda existem no Mundo, na Europa e em Portugal muitos motivos de injustiça que separam homens e mulheres.
Na opinião do Presidente “a luta de todas as mulheres ao longo dos séculos deve ser evocada, aqui, hoje. Estamos aqui para isso e para afirmar que é possível construir um mundo mais equitativo. Mas como ninguém nos dará nada, tudo serão conquistas, nossas, e pelas nossas mãos”. A terminar disse que “apesar das dificuldades, apesar de sabermos que o caminho não é fácil, temos de caminhar e de caminhar em frente!”.
Seguiu-se, a esta intervenção, o convívio entre convidadas.
CMB 2013-03-11
You must be logged in to post a comment Login