“Histórias Vividas e Contadas” na EB1 Lavradio N.º 1

“Histórias Vividas e Contadas” na EB1 Lavradio N.º 1

HistoriasVividasCS39º aniversário do 25 de Abril de 1974

No âmbito da programação que assinala o 39º aniversário do 25 de Abril de 1974, em Portugal, a Câmara Municipal do Barreiro já está a dinamizar a iniciativa “HISTÓRIAS VIVIDAS E CONTADAS DO 25 DE ABRIL”. Dirigida à Comunidade Educativa, esta atividade, que se realiza desde 2007 nas escolas do Concelho, decorre, este ano, entre 3 e 26 de abril, e pretende abranger alunos do 4º, 6º, 9º e secundário.

Na passada sexta-feira, 12 de abril, duas dezenas de alunos do 4º ano da EB1 Lavradio N.º 1 receberam a professora Manuela Fonseca. “Olá, sou a Manuela e estou aqui para vos falar sobre o 25 de Abril”. Depois das apresentações, a introdução ao tema foi feita de forma original pois esta barreirense de gema escolheu o livro «ABRIL – Futebol Clube», de Carlos Pinhão (jornalista), para falar sobre a Revolução. Contextualizando este autor de histórias infantis e infanto-juvenis, Manuela Fonseca socorreu-se de um tema que lhe é querido – o Futebol, para estabelecer um paralelismo entre a narrativa e o 25 de Abril de 1974. E assim, esta ‘aula’ ministrada na biblioteca da escola foi deixando os alunos presos à história e às histórias das personagens que ia dando a conhecer. Em forma de ‘pincelada’, Manuela Fonseca foi dizendo que hoje, “e apesar das dificuldades que também existem (como na história), sempre podemos dizer o que queremos e podemos defender a nossa liberdade. Naquele tempo, não podíamos”.

Na sua opinião, e pela forma como as ‘coisas estão’, “talvez precisemos de um 26 de abril na Europa”.

Filha de ferroviários, Manuela Fonseca nasceu no Barreiro a 30 de novembro de 1949. O gosto pelo ensino e pela literatura foi-lhe incutido pelo pai, que a imaginava no futuro como “Doutora de Letras”. E, na verdade, desde cedo que Manuela começou a ensina aos vizinhos literatura e natação. Licenciou-se em Românicas-Literatura na Faculdade de Letras de Lisboa, conciliando o estudo com a fase inicial da atividade docente no Externato Moderno do Barreiro. Entrou no ensino oficial de português e francês, no Liceu do Barreiro, tendo lecionado, posteriormente, nas escolas secundárias de Santo André e Alfredo da Silva.

Durante mais de 20 anos deu aulas de língua portuguesa na Escola Superior de Educação de Setúbal e, de 2004 a 2006, ensinou “Técnicas de Comunicação”, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

Pelo meio, fez o Mestrado em “Educação e Desenvolvimento” na Universidade Nova de Lisboa e, no final da carreira, dedicou-se ao ensino do “Amor na Literatura”, na Universidade da Terceira Idade do Barreiro. Pelo seu extenso currículo e percurso profissional a Câmara Municipal do Barreiro atribuiu-lhe, em 2009, o galardão Barreiro Reconhecido na área da Educação.

Consulte o programa completo das iniciativas comemorativas do 25 de Abril, que inclui as atividades organizadas pelas juntas de Freguesia e Movimento Associativo do Concelho, em www.cm-barreiro.pt.

CMB 2013-04-15

You must be logged in to post a comment Login