O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, visitou a Exposição de Modelismo Ferroviário, realizada este fim-de-semana, 18 e 19 de maio, no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Barreiro (BVB) – Corpo de Salvação Pública (CSP). Na inauguração, que decorreu na manhã de sábado, dia 18, estiveram, ainda, Carlos Madeira, em representação do Presidente da CP – Comboios de Portugal, e o Presidente da Associação Cultural Comboio da Esperança, organizadora do evento, José Serrano.
Os visitantes desta mostra tiveram a oportunidade de admirar vários exemplares de máquinas assim como módulos de estações, que reproduziam fielmente a imagem real, familiar aos barreirenses.
O evento trouxe, ainda, ao Barreiro uma maqueta formada por vários colaboradores e colaborações, em sistema de módulos maquetren.
Módulos e nome do participante: Bifurcação / Alhos Vedros – Marcos Conceição; Estação de Mico – Ivo Oliveira; Porto Marítimo – Ricardo e Natacha Santos; Curvas – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos-de-Ferro (APAC); Baixa da Banheira – Sérgio Santos; Chelas – Pedro Branco; Armazém – Jéssica Roberto; Curva de Arêgos – José Serrano e Hugo Marques; Bifurcação / Rally – Mário Fernandes; Campo Serra – Luís Gaspar; Barreiro A – Jorge Garcia.
Além de uma imagem que valoriza o presente, tratou-se, também, de uma viagem ao passado, conforme José Serrano antecipara: «Vai ser possível reviver um pouco das memórias do Barreiro Ferroviário, através de máquinas que deram fama e nome de “Catedral do Diesel” ao Barreiro» e em módulos de estações, «hoje estruturas já só na memória de quem as viveu e viu», acrescentou.
A exposição contou com o apoio da CMB e dos BVB – CSP.
No Sítio Oficial da CMB na Internet, em http://www.cm-barreiro.pt/pt, encontram-se publicadas fotografias alusivas ao evento.
CMB 2013-05-21
You must be logged in to post a comment Login