Clube Naval Barreirense em alta no CAMPEONATO NACIONAL DE VERÃO DE VELOCIDADE JUNIORES E SENIORES. As duas tripulações Barreirenses conquistaram um título de campeões e outro de vice-campeões nacionais.
No passado fim de semana, dias 29 e 30 de Junho, decorreu no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, o Campeonato Nacional de Verão de Velocidade Juniores e Seniores, com a presença prevista de 238 tripulações e 650 remadores em representação de 22 clubes.
No domingo dia 30, a tripulação de double scull júnior do CN Barreirense, composta por Luís Martins e João Raposinho apurou-se para a final, entre 21 tripulações concorrentes, repartidas por quatro mangas, com o tempo de 07:07.78. Tratando-se de um prova onde se apuravam os 6 melhores tempos entre todas as mangas, a tripulação Barreirense geriu a prova, guardando forças para a final. Mesmo assim, venceu destacada a sua manga.
Já na final, duas horas e meia depois, o esforço foi total e o Luís e o João marcaram o ritmo, dominando totalmente a prova, terminando destacados com o tempo 06:55.01, melhorando o tempo da eliminatória em mais de 12 segundos e vencendo com cerca de 30 metros de vantagem a tripulação do Clube Naval Infante D. Henrique, de Gondomar. De referir que era este Clube que, de há sete anos a esta parte, mantinha a hegemonia neste barco/escalão. Uma prova exemplar, merecendo os mais rasgados elogios dos “experts” que assistiam. Dizia uma jovem atleta na assistência: “até parece fácil!”.
O tempo alcançado nesta final é inferior em 79 centésimos de segundos ao tempo de referência fixado pela Federação para este barco para o apuramento para a Equipa Nacional de Juniores, que participará na Coupe de la Jeunesse de 2013 em Lucerna, Suíça, no início de Agosto. Portanto, boas perspetivam para a regata de apuramento que decorrerá no próximo dia 14, também em Montemor-o-Velho.
O terceiro remador do CN Barreirense, Miguel Costa, em skiff júnior, enfrentando 24 opositores nas mangas eliminatórias, garantiu o apuramento para a final, realizando também ele o segundo melhor tempo das eliminatórias (07.32.80).
Chegado à final, saiu algo lento o que lhe trouxe o ónus de recuperar caminho ao longo dos 2000 metros da prova. Nos últimos 100 metros logrou aproximar-se do primeiro classificado, mas não consegui ultrapassá-lo, ficando na 2ª posição a cerca de um barco do vencedor, o remador do Sport Clube do Porto, conquistando o título de Vice-Campeão Nacional. Pelo que se viu, há que melhorar, sobretudo, os aspetos técnico-táticos.
Como nota final, de referir que o Clube Naval Barreirense conquistou o único título nacional da jornada abaixo do Mondego, para além do de Vice-Campeão que foi um dos dois conquistados por clubes do Sul.
O Clube Naval Barreirense, os seus atletas, treinador e o Barreiro estão, sem dúvida, de parabéns.
CNB – 03/07/2013
You must be logged in to post a comment Login