Quebrar a solidão e retomar laços de solidariedade são as apostas desta programação
Começaram no dia 1 de outubro, as primeiras atividades que integram a iniciativa ‘Mês Sénior 2013’. Até ao final deste mês, desporto, música, teatro, ações de sensibilização, palestras e um mercado de trocas estão reunidos num único programa que conta, anualmente, com a participação de centenas de barreirenses e de outras tantas instituições e associações do Concelho do Barreiro.
Na data em que se assinala o ‘Dia Internacional do Idoso’, o arranque do Mês Sénior ficou marcado pela ‘Festa de Abertura’ do Ano Letivo Sénior, da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, e por iniciativas que fazem parte do Programa ‘Mexe com a Idade’. A manhã, passada no Convento da Madre de Deus da Verderena, foi desportiva e a tarde é cultural.
De acordo com Apolónia Teixeira, responsável na Autarquia pela área da Intervenção Social, são já dois mil os seniores que participam e dão o seu contributo ativo, quer na UTIB, quer nas aulas de ginástica e de hidroginástica que integram o Programa ‘Mexe com a Idade’.
“Habitualmente a Câmara Municipal aproveita este Dia Internacional do Idoso para lançar o Mês Sénior. Neste programa é apresentado um exemplo de tudo o que fazemos ao longo do ano. Temos, em 2013, uma grande satisfação porque continuamos a crescer, continua a aumentar a participação em todas as nossas atividades e a procura é extraordinária. Gostam, voltam e trazem um amigo”, salientou Apolónia Teixeira para acrescentar que a UTIB é “um exemplo único em todo o País. Somos a Universidade da 3ª Idade – Projeto Municipal, com o maior número de seniores inscritos (mais de 760). Temos neste momento uma oferta de 36 disciplinas ministradas na UTIB por professores voluntários. Este exemplo contraria aquilo que, infelizmente, temos visto acontecer a nível nacional. Na UTIB tem aumentado a procura, os alunos são cada vez mais e a oferta formativa também. Tudo isto faz parte do projeto de cidadania que o Município tem pensado para a sua população. Isto é inclusão efetiva. Há aqui uma transmissão de saberes contínua e recíproca entre alunos e formadores. Na UTIB todos aprendem”, afirmou.
Em relação ao “Mexe com a Idade”, um programa descentralizado nas freguesias que envolve as associações/instituições/coletividades e os seus respetivos dirigentes, Apolónia Teixeira disse que a Câmara com este projeto não se quer substituir a ninguém, apenas pretende envolver as pessoas e dinamizar os projetos, “levando alma para dentro da coletividade. Todos os anos, aumentamos as turmas e alargamos a outros espaços dentro do Concelho. São opções que o Executivo toma a pensar na sua população”, disse a terminar.
Anualmente, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, este Mês decorre até 28 de outubro ‘Dia Nacional da 3ª Idade’.
Alguns Destaques da programação:
17 outubro | 14h00 | Peça “Começar de Novo”
Teatro UTIB
Auditório Municipal Augusto Cabrita
23 outubro | das 9h00 às 18h00 | Mercado de Trocas “dar e receber” – Lojas comunitárias do Barreiro e Verderena
Pateo Albers
24 outubro | 15h00 | Matiné de Outono “Remember anos 60/70”
Convento da Madre de Deus da Verderena
28 outubro | Dia Nacional da 3ª Idade
Encerramento do Mês Sénior
10h00 | Rally Paper | Feira do livro usado
Convento da Madre de Deus da Verderena
14h30 | Festa de Aniversário da UTIB
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Consulte a programação completa do Mês Sénior 2013, em www.cm-barreiro.pt.
CMB 2013-10-01
You must be logged in to post a comment Login