Já teve início o “Mês da Música” no Barreiro. Vários palcos do Concelho acolhem espetáculos musicais, em outubro, no âmbito da “Cidade e a Música”, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro.
As próximas iniciativas do programa são as seguintes:
CONCERTOS DE ORGÃO NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
07 de outubro, segunda | 21h30
Organista: António Duarte
Entrada livre
Trata-se de uma série de concertos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com o Órgão de Tubos do séc. XVIII, um marco histórico – cultural do Concelho.
AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO
11 de outubro, sexta | 21h30
RECITAL “O Verdi da Maturidade” com Manuel Pedro Nunes (Barítono)acompanhado ao piano por Ian Mikirtoumov
Valor do ingresso – 8 €
Venda de bilhetes no local 30’ antes do início do Recital.
Neste bicentenário do nascimento de Verdi, e dada a importância do genial compositor italiano para a evolução da Música em geral e da Ópera em especial, pretende-se neste recital trazer uma amostra significativa da obra erdiana da maturidade, cobrindo um leque de obras que vai desde o “Rigoletto” até às últimas obras-primas do compositor, “Otello” e “Falstaff”, e abrangendo também duas belas obras políticas, geralmente apresentadas em italiano, mas aqui apresentadas em francês, na versão original para a ópera de Paris: “Don Carlos” e “Les Vêpres siciliennes”. O recital alterna música puramente vocal, escrita para primeiros papéis ou mesmo protagonistas destas óperas, com música dos prelúdios e secções de dança das óperas.
12 de outubro, sábado | 15h00
Exibição do documentário “Meio Metro de Pedra”, de Eduardo Morais
Seguida de conversa com a participação do realizador
Documentário, 2011, Portugal, Cor, 68 min., M/12
Pela primeira vez em Portugal, está documentada a história da contracultura do rock’n’roll nacional desde o seu surgimento no fim da década de 50 até aos nossos dias. Na década de 60, inspirados por bandas como os Shadows, Bill Haley ou os Beatles, cerca de 3000 conjuntos de norte a sul de um País sob a alçada de Oliveira Salazar abalaram as editoras inconscientes deste som emergente. Um pedaço da história de Portugal que tende a ser ocultado sobrevive através do selo independente da Ama Romanta, da Bee Keeper, da Lux ou da Groovie Records, e tem neste documentário de Eduardo Morais, a sua merecida celebração.
ATIVIDADES PARA AS ESCOLAS
O “Mês da Música” tem como eixo estratégico da sua programação o levar à comunidade educativa do Concelho atividades de música que celebrem esta arte. Em 2013, estão a ser preparadas uma série de atividades variadas. Pela primeira vez, serão organizados com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário ensaios abertos com os organistas, possibilitando o contacto aos alunos com o Órgão de Tubos do séc. XVIII.
O Auditório Municipal Augusto Cabrita vai acolher dois concertos didáticos com a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública e da Banda de Música da Armada Portuguesa. O “Mês da Música” vai levar às escolas os ateliês “Vamos aprender os sons do mundo”, “Ateliê Musical na Escola” e “Concertos Didáticos”. Para finalizar, serão realizados Concertos na Variante do Jazz por Professores da Escola de Jazz do Barreiro. Estas atividades chegarão a mais de um milhar de alunos do 1º ciclo.
FESTIVAL OUT.FEST
OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro | 10ª edição | de 08 a 12 de outubro
Mais informação e programa completo em: www.outfest.pt
CONTACTOS
Auditório Municipal Augusto Cabrita
T: 21 214 74 00 (geral) cultura@cm-barreiro.pt
T: 21 214 74 10 (bilheteira)
Posto de Turismo | T: 21 099 08 37
Consulte o programa completo em anexo ou em www.cm-barreiro.pt.
CMB 2013-10-0
You must be logged in to post a comment Login