Jogos Juvenis do Barreiro Conferência de abertura assinala arranque das comemorações do cinquentenário

Jogos Juvenis do Barreiro Conferência de abertura assinala arranque das comemorações do cinquentenário

Jogos Juvenis do BarreiroAté 11 de novembro

As Comemorações dos 50 anos dos Jogos Juvenis do Barreiro (JJB) tiveram a sua Conferência de Abertura ao final da tarde de terça-feira, 1 de abril, na SDUB “Os Franceses”. Na Mesa desta iniciativa que inaugurou o Programa de Eventos, que se prolonga até 11 de novembro (programação publicada no Sítio Oficial da Câmara Municipal do Barreiro na Internet), estiveram o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, a representante das juntas de Freguesia, Ana Porfírio, o Presidente da Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Pedro Canário, o Presidente da Associação de Colectividades do Barreiro (ACB), Daniel Ventura, o Presidente da Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) – Foztejo, Romão Antunes, e o Presidente da SDUB “Os Franceses”, Luís Vitório, que moderou o debate.

José Francisco Costa, professor e treinador que integrou a Comissão que organizou, em 1964, a primeira edição dos JJB, Manuel Fernandes, professor, antigo praticante, Diretor Técnico Nacional de Federação Portuguesa de Basquetebol e membro da Central Board, da FIBA, e o médico Miguel Eusébio, Diretor do antigo Centro de Medicina Desportiva do Barreiro, foram os primeiros conferencistas deste Ciclo que reúne sete sessões e uma mesa redonda. Na assistência, entre os muitos que fizeram questão de assistir ao evento, estiveram, mais uma vez, familiares de Augusto Pereira Valegas.

O espírito dos JJB

Os JJB “não foram mais do que uma organização de jogos de rua”, com o apoio das coletividades, afirmou o Presidente da SDUB “Os Franceses”, no lançamento da Conferência. Lembrando o “espírito” dos Jogos, Luís Vitório citou Augusto Valegas: “Se não fossem os JJB não conhecia muitos jovens de quem, ainda, hoje sou amigo”.

Somatório de vontades

“Foi um prazer entrar neste projeto”, referiu o Presidente da APEF, depois de se regozijar com a “sala composta”. Romão Antunes enalteceu as parcerias – nesta altura, cerca de sete dezenas – e sublinhou “o somatório de vontades que se verificou aqui”. Recordou, também, o espírito dos JJB – “mobilizar para organizar” –, desejando que a atual homenagem corresponda às expectativas.

Papel formativo – dirigentes da atualidade, atletas da altura

Muitos dos dirigentes associativos da atualidade foram atletas no passado. O Presidente da Associação de Colectividades do Barreiro lembrou o papel formativo dos JJB na geração dos participantes e desejou que as atuais comemorações “façam lembrar os velhos tempos”.

Acontecimento ímpar na vida coletiva

“Os JJB constituíram, de facto, um acontecimento ímpar na nossa vida coletiva”, reconheceu o Presidente da Cooperativa. Pedro Canário salientou as características do evento, “acontecimento único pela sua originalidade”, como “nitidamente de massas”, “intergeracional”, “cooperante”, “interativo”, “eticamente formativo” e “metodologicamente revolucionário”. Na sua opinião, as atuais Comemorações demonstram que a sua realização originária ficou na memória.

Movimento contrarregra

Foi um movimento marcado pela “contrarregra ao poder instituído”, disse a representante das juntas de Freguesia Ana Porfírio, Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio. “Foi uma abertura muito grande ao espírito da época”.

A presença de número elevado de pessoas, de múltiplas formas ligadas ao evento, reflete, na sua opinião, que “50 anos depois, os JJB deixaram uma semente”.

Percursor do movimento 25 de Abril

“Não podemos desligar os JJB do contexto social e do local em que se realizaram”, afirmou o Presidente da CMB. “Os JJB foram, de alguma forma, percursores do 25 de Abril” – “foi um momento extraordinário”.

“Éramos treinadores, éramos jogadores, éramos dirigentes”, “aprendemos a organizar-nos”: “A aprendizagem que tivemos ao longo da vida e que levou, a alguns de nós, estarmos aqui como dirigentes associativos”, exemplificou.

Impossível comemorar à margem do movimento associativo

Carla Marina Santos, da Comissão Coordenadora das Comemorações, fez o enquadramento da programação. Na sua opinião, não é possível comemorar o aniversário dos JJB à margem do movimento associativo. Também Romão Antunes enfatizou as características da programação, que, refira-se, será publicada e regularmente atualizada, no Sítio Oficial da Camara Municipal do Barreiro (CMB) na Internet, página www.cm-barreiro.pt. O Projeto em Rede – 50 Anos Jogos Juvenis do Barreiro encontra-se, ainda, no Facebook (FB), no link https://www.facebook.com/50anosdejjb.

Muitas recordações “revisitadas” pelos oradores

Na conferência, José Francisco Costa, Manuel Fernandes e Miguel Eusébio recordaram e “revisitaram” muitos momentos da época, colegas e amigos, perante uma plateia repleta de atuais e antigos agentes ligados ao movimento associativo/desporto e, de algum modo, “tocados” pelo fenómeno Jogos Juvenis.

Programa do Ciclo de Conferências (continuação)

Conferência: “ A Filosofia dos Jogos Juvenis do Barreiro: uma experiência de ruptura com actualidade?”.

Conferencistas: Professor Doutor José Brás (Universidade Lusófona), Professor Doutor Manuel Sérgio, Licenciado em Filosofia, Professor Agregado da FMH.

Data de realização: 29 de abril, pelas 18h00, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense.

Conferência: “Ética na vida e no desporto”

Conferencistas: Dr. Humberto Ricardo (Plano Nacional de Ética do Desporto); Carlos Lopes (Atleta Olímpico); Rui Petrucci (CNAPEF-Conselho Nacional Das Associações dos Professores e Profissionais de Educação Física); Pedro Canário (Cooperativa Cultural Popular Barreirense).

Data de realização: 8 de maio, pelas 10h30 na Escola Secundária de Santo André

Conferência: “Ética Desportiva e Desenvolvimento Infanto-Juvenil”

Conferencistas: Dr. José Lima (Plano Nacional de Ética do Desporto); Professor Doutor Gentil Martins; Augusto Flor (Confederação Nacional das Colectividades); José Augusto (Bicampeão Europeu de Futebol); João Lourenço (Presidente do CNAPEF – Conselho Nacional Das Associações dos Professores e Profissionais de Educação Física).

Data de realização: 15 de maio, pelas 21h00, no Clube Dramático e Recreativo “Os Leças”

Conferência: “A Importância do Jogo no Desenvolvimento da Criança e do Jovem” Conferencista: Professor Romão Antunes (APEF – Foztejo, Associação de Prof. de Educação Física dos Concelhos do Barreiro, Moita Montijo e Alcochete); Professor Doutor Ramos Leitão (Universidade Lusófona).

Data de realização: 19 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal do Barreiro

Conferência: “O Impacto Cultural, Social e Político dos Jogos Juvenis do Barreiro no Contexto Local, Regional e Nacional da Época”

Conferencistas: Jornalista Aurélio Moreira; Professor Monge da Silva

Data de realização: 18 de setembro, pelas 18h00, na SFAL.

Conferência de Encerramento: “Vida e Obra de Augusto Valegas”, promovida pela Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses” no âmbito do Projecto para as Comemorações dos 50 Anos dos JJB.

Conferencistas: Doutor António Reis, historiador; David Sequerra, jornalista; Carlos Humberto, Presidente da CMB; Pedro Valegas, em representação da família de Augusto Valegas.

Data de realização: 11 de Novembro, 18h00, na SDUB “Os Franceses”

Festa Magusto. Cantares Alentejanos

Mesa Redonda

“Os Jogos Juvenis do Barreiro – Partilhando Memórias”

Participantes: Carlos Ramildes; Edmiro Nunes; Fernando Fantasia e os jornalistas Fernando Correia e Sousa Pereira.

Data de realização: dia 27 de setembro, pelas 16h00, no AMAC.

Concerto pela Banda Municipal do Barreiro, seguido de Moscatel de Honra.

Conferências, atividade desportiva no âmbito do Desporto Escolar e ao nível dos clubes e coletividades, jogos de veteranos participantes nos JJB, concursos, exposições, “A Festa na Net” e uma ação de formação são, entre outras, as atividades previstas.

A Comissão Coordenadora dos 50 Anos das Comemorações dos JJB é constituída pela Associação de Colectividades do Barreiro, Associação de Profissionais de Educação Física – Foztejo, Câmara Municipal do Barreiro, Cooperativa Cultural Popular Barreirense e Juntas de Freguesia do Concelho.

CMB 2014-03-18

You must be logged in to post a comment Login