O concelho da Moita volta a estar na rota da Festa da Marioneta, promovida pela Artemrede – Teatros Associados, nos meses de outubro e novembro.
O primeiro espetáculo, “Cinderela”, pelo Teatro de Marionetas do Porto, está já marcado para o dia 12 de outubro, pelas 16:00h, no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
Esta não é uma Cinderela tradicional. Há uma reescrita, um tanto ou quanto anacrónica, da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm. Personagens saídos de outros contos de fadas caem do céu para dificultar a vida a Cinderela. Há uma Bruxa Má que detesta histórias com final feliz e um Lobo Mau disfarçado de GNR a patrulhar as estradas da floresta. Os Sete Anões são chamados para salvar a Cinderela da morte certa, na sua qualidade de especialistas em técnicas de salvamento de meninas envenenadas. A Fada Madrinha é uma tia irascível e ajusta contas com a Bruxa Má, num combate de wrestling. No final, a Cinderela casa mesmo com o príncipe e têm imensos filhinhos, para descanso de todos.
Ainda em outubro, no dia 26, pelas 16:00h, o auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe mais um espetáculo da Festa da Marioneta: “O Problema do Corvo”, pela Partículas Elementares – Teatro de Marionetas.
“O Problema do Corvo” é um espetáculo divertido, intimista e ternurento que tem como ponto de partida velhas caixas de madeira que, pouco a pouco, foram sendo habitadas por personagens peculiares… O Rato, a Doninha, a Toupeira, o Srº Ouriço, que é o Presidente da Assembleia dos Bichos, e, entre muitos outros, a Gralha Julieta e o Corvo Cardoso. Ora o Corvo é mentiroso e em Assembleia deliberou que todos deveriam ajudá-lo a resolver o seu problema…
Ambos os espetáculos – “A Cinderela” e “O Problema do Corvo” são dirigidos a crianças com mais de 4 anos e suas famílias e os bilhetes custam 1,84 euros para menores de 12 anos e 3,05 euros para maiores de 12 anos.
De referir que a adesão do Município da Moita à Artemrede – Teatros Associados, em 2005, veio reforçar a estratégia de desenvolvimento cultural delineada pela Câmara Municipal para o concelho da Moita. A Artemrede, a maior rede cultural do país, permite o acesso a um conjunto de projetos e serviços culturais que vão ao encontro das expetativas e necessidades geradas pelos equipamentos municipais de cultura, nomeadamente pelo Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
Horário da Bilheteira:
De 3ª a sábado – 14:30h às 19:30h
Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão
Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas podem ser levantadas até 1h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.
Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login