ROTEIRO DAS FREGUESIAS |Coina

ROTEIRO DAS FREGUESIAS |Coina

Face à conjuntura actual Presidente CMB afirma “Estamos no combate para vencer!”

O ‘Roteiro das Freguesias’ esteve em Coina no início de Outubro. Durante uma semana, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, o Presidente da Junta de Freguesia, Juvenal Silvestre e demais eleitos municipais participaram no dia-a-dia, desta população visitando as instituições, os comerciantes nos seus locais de trabalho, conversando com as pessoas na rua e reunindo com a comissão de proprietários da AUGI de Covas de Coina. “É muito importante ir aos sítios”, defendeu o Presidente da Câmara. “Trata-se de uma vivência muito importante, quer como eleitos, quer a nível pessoal. E mesmo de forças políticas distintas (CMB e Junta de Freguesia de Coina) estamos todos juntos a defender os interesses da população”, sublinhou.

Entre 6 e 11 de Outubro, o executivo municipal sentiu o pulso à freguesia de Coina. Pontos altos deste Roteiro foram as visitas às obras em curso e os contactos com as empresas localizadas no Parque Industrial de Coina. Neste dia, em particular, acompanharam os presidentes da Câmara e da Junta, os vereadores Carlos Moreira e Rui Lopo. No decurso da visita à Escola do 1º ciclo do Ensino Básico e ao CATICA – Centro Comunitário de Coina, ambos os presidentes fizeram-se acompanhar pela Vereadora Regina Janeiro, com responsabilidades municipais na área da Educação, Cultura e Intervenção Social.

Na EB do 1º ciclo de Coina, o executivo participou numa aula de alunos do 4º ano. Provenientes do nosso e de outros concelhos vizinhos (Sesimbra e Seixal) os 15 alunos presentes opinaram, com grande entusiasmo, sobre assuntos da sua escola e da freguesia. “Queremos mudar as cores da casa de banho dos rapazes e das raparigas”, disseram, “podemos pintar?”, “ajudam-nos e dão-nos a tinta?”, “eu tive uma ideia…”, e as propostas sucederam-se. Contextualizando a visita à escola, Carlos Humberto de Carvalho explicou que “as ideias que não são possíveis, não contam” e explicou, “porque para além de ser necessário comprar, também temos que ter dinheiro para manter aquilo que compramos. Assim, e em todos os aspectos da nossa vida, temos que fazer opções”.   

Juvenal Silvestre contextualizou as obras realizadas antes do início do ano lectivo e falou sobre algumas intervenções previstas durante, por exemplo, as férias escolares.

Na sala do 1º ano, seis dos 17 alunos presentes, contaram que residem em Setúbal, Moita (Alhos Vedros) e Sesimbra (Brejos de Azeitão) mas que esta escola fica mais próxima dos ‘trabalhos dos pais’. Aqui, e tendo em conta as idades, o Presidente da Câmara disse-lhes: “queremos que aprendam muito para serem felizes. Quando mais souberem mais felizes são”.

No decorrer do ‘Roteiro de Coina’ Rui Lopo, Vereador responsável pelas áreas do Planeamento e Gestão Urbana da CMB esteve reunido com a Administração do Barreiro Retail Planet (responsável pelo centro comercial e pelo retail park) num encontro onde foram abordados, entre outros assuntos, questões relacionas com perspectivas de desenvolvimento daquele espaço, o ponto de situação relativo ao volume de negócios actual e a possibilidade de abertura de novas lojas. Seguiu-se uma visita detalhada ao interior da McDonald’s instalada no perímetro do Retail onde o gerente revelou, com pormenor, o processo pelo qual passam os produtos, desde que chegam, até ao consumidor final, e afirmou que as vendas têm sido “francamente positivas”.

“É muito importante adequarmos aquilo que são as nossas concepções (dos serviços municipais) àquilo que é a realidade concreta, e às necessidades que as populações têm”, disse Rui Lopo, acrescentando: “mas mais importante que isto é o conseguirmos afinar a execução de determinadas tarefas/opções com aquilo que são as vivências e as opções das populações”.

Defensor de que a vida das cidades e das povoações “é dinâmica e faz-se de dinâmicas”, o Vereador que isso “pode obrigar, aqui e ali, a ter opções diferentes daquelas que se perspectivaram em momentos anteriores. E é este o papel dos eleitos”. Na sua opinião os ‘Roteiros’ “servem para afinar esta lógica. “Desde a opção mais estratégica, do porquê de uma determinada estrada ter sido projectada para um determinado local, como acontece aqui em Coina com a variante à Nacional 10/3 que está a ser executada sobre o Rio Coina, até às questões de novas actividades económicas que se querem localizar no Concelho, por exemplo”.

Neste sentido, Rui Lopo afirmou que há o registo de “prestar contas, de virmos falar com as pessoas e dizer o que estamos fazer, e porquê, e há um outro aspecto que é o da informação. Por razão das responsabilidades que assumimos, temos mais informação que os demais, e é também nosso papel transmitirmos à população, na medida do que é possível, aquilo que está a acontecer, sendo francos e honestos. Que há, por exemplo, assuntos que estão a ser tratados e que são oportunidades para o Concelho, e que vamos continuar a tratar. Não se pode deitar a toalha ao chão. Só com trabalho é que as oportunidades surgem e só com trabalho é que elas podem ser concretizadas”, defendeu.

No último dia do Roteiro teve lugar a reunião com a Comissão de proprietários e co-proprietários da AUGI (Área Urbana de Génese Ilegal) de Covas de Coina, que serviu para fazer o ponto de situação, entre eleitos e moradores. Por parte da Autarquia o processo está em condições de avançar. Resta agora que a AUGI encontre condições para dar início à obra de reconversão. A propósito de algumas dificuldades, designadamente financeiras, que podem atrasar o início desta obra, Carlos Humberto de Carvalho disse que devemos estar atentos a todas as oportunidades, nomeadamente de financiamento, que possam surgir, para se avançar.

Agradecendo à colectividade, em nome da Câmara Municipal, a cedência das instalações para a realização desta reunião, o autarca contextualizou que a visita de uma semana à freguesia serviu para “conhecer as coisas grandes mas também as coisas pequenas que fazem parte das vivências diárias da população. É muito importante ir aos sítios. Trata-se de uma vivência muito importante, quer como eleitos quer a nível pessoal. É muito importante ouvir. E mesmo quando ouvimos podemos não conseguir resolver, mas se não ouvirmos, então, nem sequer chegamos a conhecer”.  

Não deixando de referir que “a vida está muito difícil, extraordinariamente difícil”, o Presidente adiantou à plateia que “andamos sempre à procura de soluções e temos tido contactos para, por exemplo, três ou quatro empresas, virem a localizar-se no Concelho do Barreiro. A concretizarem-se, estes contactos viriam criar novos postos de trabalho, viriam trazer emprego e criar riqueza que é o mais importante para o Concelho do Barreiro nesta conjuntura actual. Por isso, reafirmo que não são só coisas más. Também há perspectivas, possibilidades de virem a existir coisas boas. Mas até estarem os assuntos consolidados, não vendemos ilusões. Uma coisa posso afirmar: estamos no combate para vencer!”    

CMB 2011-10-18

You must be logged in to post a comment Login