O encerramento das Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal no Município da Moita está marcado para o dia 9 de novembro, a partir das 16:00h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.
“Álvaro Cunhal – Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projeta na Atualidade e no Futuro” é a exposição que vai se inaugurada pelas 16:00h, no átrio da biblioteca. Meia hora mais tarde, pelas 16:30h, terá início, no auditório, a conferência Atualidade e Urgência de “A Arte, o Artista e a Sociedade”, pelo artista plástico Manuel Augusto Araújo. Nesta conferência, Manuel Augusto Araújo abordará não só a vertente de Álvaro Cunhal como pensador da arte e da estética, mas também a forma como via a integração da luta pela cultura com as lutas mais gerais pela transformação da vida, recordando também a reflexão que Álvaro Cunhal fez sobre a cultura no pós-25 de Abril, na primeira assembleia do Setor das Artes e Letras da Organização Regional de Lisboa do PCP, em 1977.
A sessão de encerramento propriamente dita está prevista para as 17:15h, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Moita e também de um representante da Comissão Nacional das Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal.
A animação musical que encerra esta iniciativa vai estar a cargo do Grupo Coral Alius Vetus da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha”.
Ainda no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal, a Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira vai ter patente, entre 8 e 30 de novembro, uma Mostra Bibliográfica sobre Álvaro Cunhal. Na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros pode ser vista, até ao dia 30 de novembro, a exposição “Projetos – Eu Gostaria de Saber Pintar”, de Álvaro Cunhal.
De referir que a Câmara Municipal da Moita associou-se a estas comemorações com um conjunto de diferentes iniciativas que decorreram em todo o concelho, entre janeiro e novembro, relembrando a vida, o pensamento e a obra desta figura marcante da história contemporânea portuguesa: Álvaro Cunhal.
Fonte: Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login