VISITA À VERDERENA

VISITA À VERDERENA

Executivo analisa questões da Freguesia

No âmbito das visitas que o Executivo Municipal faz regularmente às oito freguesias do Concelho, a Verderena foi ontem, dia 16 de Fevereiro, objecto de análise por parte do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho. A comitiva constituída, igualmente, pelos vereadores Sofia Moreia, Regina Janeiro, Rui Lopo e Carlos Moreira, constatou, in loco algumas dificuldades sentidas pela população.

A acompanhar os eleitos municipais estiveram, também, técnicos da Autarquia e elementos da Junta da Verderena que, porta-vozes da população, guiaram a visita pelas ruas da Freguesia. A comitiva dirigiu-se, em primeiro lugar, à Praceta José I de onde se vê um terreno com um grande desnível que origina situações de insegurança. No local, Sofia Martins, Vereadora responsável pelas Obras Municipais informou que está, para breve, a construção de um muro na Rua Almirante José Mendes Cabeçadas que delimita o espaço público e que visa garantir a segurança das pessoas que ali circulam. “A empreitada já foi adjudicada”, garantiu a Vereadora acrescentando que a obra tem uma duração prevista de 20 dias e está orçada em cerca de 4.200,00€. Antes da construção do muro, a Junta de Freguesia solicitou uma limpeza do local.

Em relação a um depósito de gás instalado na Avenida da Liberdade e que, também, origina desconforto entre os residentes, o Presidente do Município informou que o estudo do problema vai ser feito mas a solução final ainda pode demorar.

Nas traseiras das pracetas D. Miguel e D. Carlos existe um espaço verde, outrora premiado conforme placa no local que indica «Concurso de Protecção de Árvores e Espaços Públicos – 2º Prémio Individual – 1987». Neste momento o local necessitava de uma intervenção/solução paisagística que lhe devolvesse a boa imagem. De acordo com Ana Porfírio, Vogal da Junta de Freguesia, o projecto está feito pela Câmara e pode haver a hipótese de um patrocínio que ajude a concretizar a obra.

Já na Rua Armindo de Almeida os eleitos da Câmara foram confrontados com a existência de uma «Recomendação» proposta pelo moradores no sentido abrir a Rua (Armindo de Almeida) ao trânsito, fazendo a  ligação com a Avenida do Bocage. Neste caso ficou a promessa por parte do Executivo de poder vir a estudar o assunto.

Já na Avenida do Bocage, a Junta informou os eleitos sobre a necessidade premente de colocar um redutor de velocidade junto de uma das passadeiras para peões existentes. Aqui foi o Vereador Rui Lopo quem disse que “a par da exequibilidade técnica e financeira a Câmara vai estudar o caso tendo sempre em vista salvaguardar os aspectos de segurança da população”. 

Ainda na Avenida do Bocage foi vista a possibilidade de mudar a localização de uma paragem dos Transportes Colectivos do Barreiro, que se encontra junto do número 49, desviando-a para uns metros mais acima.

Na Rua D. João I foram analisadas questões relacionadas, quer com o espaço infantil existente, quer com o logradouro. Em ambos os casos seria desejável que houvesse uma reconversão dos actuais usos. O espaço infantil poderá vir a ser transformado num ‘Parque Infantil’ de acordo com todas as normas legais, e para o efeito a Autarquia vai fazer o estudo. Em relação ao Logradouro e tratando-se de um espaço privado de uso público a Autarquia conseguiu chegar à fala com o proprietário do terreno, durante a manhã da visita e, durante a conversa, foi possível apurar o que o proprietário tenciona reconverter o local em espaço de estacionamento. A Câmara, por seu lado, irá apoiar tecnicamente o processo de acordo com o que lhe for solicitado.

A visita à Freguesia terminou na zona envolvente ao Centro Comercial Barreiro, junto aos cais de cargas e descargas do Centro Comercial e do Hipermercado. Aqui, foi possível verificar as condições algo insatisfatórias em que se encontra o asfalto, a necessidade de ordenar em alguns casos e estacionamento, eventualmente com o recurso a pilaretes, e a necessidade de papeleiras que não foram contempladas no decorrer da obra.

CMB 2011-02-17

 

One Response to "VISITA À VERDERENA"

You must be logged in to post a comment Login