“Palmo e Meio 2014” “Viagem a outro mundo para pensarmos na nossa vida”

“Palmo e Meio 2014” “Viagem a outro mundo para pensarmos na nossa vida”

cartaz_Exposição Yara IaraAté 6 de abril, as cores, os sons e as gentes da Amazónia estão reunidos na Exposição de Ilustração interativa YARA-IARA, de Margarida Botelho e fotografia de Mário Rainha Campos. A mostra foi inaugurada ontem, dia 16 de fevereiro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, na presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e de dezenas de crianças e seus familiares. “YARA-IARA” tem entrada gratuita e insere-se na programação “Palmo e Meio” (ver programa em anexo).

Uma visita guiada à exposição, a dinamização da história do livro “YARA-IARA”, uma dança tribal e pinturas faciais foram os desafios lançados no dia da inauguração.

“Uma Experiência única”. É assim que Margarida Botelho descreve a sua vivência na aldeia indígena de Kararaô, no Estado do Pará. Um trabalho iniciado em agosto de 2012, no âmbito do projeto “Encontros”. Os dois arte-educadores deslocaram-se a este local isolado e trabalharam com 15 crianças, dos quatro aos 12 anos, no sentido de perceber a sua sensibilidade estética, e qual a sua relação com a natureza, através de diários gráficos (desenhos).

De salientar que este trabalho decorreu aquando várias aldeias indígenas da Amazónia estavam ameaçadas pela construção da central hidroelétrica de Belo Monte, provocando a deslocação de muitas comunidades indígenas, num período de conflito ambiental e social.

A exposição, segundo Margarida Botelho, “é uma viagem a outro mundo para pensarmos na nossa vida e para olharmos para as nossas fraturas ambientais”. Trazer a relação muito saudável com a natureza que, atualmente já foi perdida nas grandes cidades, é para a autora “um momento para refletir essas duas realidades que parecem muito diferentes, mas que na essência estão ambas oprimidas, visto que existe um desenvolvimento galopante que é decidido por outras hierarquias”.

Atividades para crianças e professores

Para além de ter um lado mais político, a exposição tem uma componente lúdica para as crianças. Estão previstas oficinas gratuitas e uma dinamização da história, com marcação prévia.

Oficinas:

“Viagens de Ida e Volta” para crianças dos seis aos 12 anos, no dia 23 de março, pelas 14h30.

Duração: 2 horas

“Viagens do princípio ao fim” para jovens dos 13 aos 17 anos, no dia 23 de março, pelas 17h00.

Duração: 2 horas

Animação para famílias: “Yara-Iara conta a sua história…”

Para famílias com crianças, dos dois aos seis anos, a acontecer no dia 6 de abril, pelas 15h30.

Duração: 60 minutos.

Paralelamente, está prevista uma ação de formação para professores relacionada com a ecologia, com a cidadania e com as metodologias educativas que Margarida usou naquela comunidade.

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES:

Wokshops e Oficinas | Inscrições e informações

Bilheteira AMAC – 212 147 410

Consulte o programa completo em:

www.cm-barreiro.pt

http://barreiroamac.wordpress.com

CMB 2014-02-17

You must be logged in to post a comment Login