O programa de Comemorações dos 50 Anos dos Jogos Juvenis do Barreiro (JJB) foi apresentado ao final da tarde de ontem, quinta-feira, 13 de março, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense (CCPB). Este projeto, nesta altura, com 66 parceiros, grupo que tende a crescer, tem início a 1 de abril e termina no dia 11 de novembro de 2014.
Conferências, atividade desportiva no âmbito do Desporto Escolar e ao nível dos clubes e coletividades, jogos de veteranos participantes nos JJB, concursos, exposições, “A Festa na Net” e uma ação de formação são, nesta altura, as atividades previstas. Toda a programação estará publicada no Sítio Oficial da Camara Municipal do Barreiro (CMB) na Internet, página www.cm-barreiro.pt. O Projeto em Rede – 50 Anos Jogos Juvenis do Barreiro encontra-se no Facebook (FB), no link https://www.facebook.com/50anosdejjb.
Na sessão de apresentação estiveram o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora do Desporto, Regina Janeiro, o Presidente da CCPB, Pedro Canário, o Presidente da Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) – Foztejo, Romão Antunes, o Presidente da Associação de Colectividades do Barreiro (ACB), Daniel Ventura, Carla Marina Santos e José Salgueiro, da Comissão Coordenadora destas Comemorações, familiares de Augusto Pereira Valegas, nome indelevelmente associado aos JJB, entre muitas outras personalidades que encheram a sala da Cooperativa.
Enorme participação das associações
“Os Jogos Juvenis foram, de facto, um acontecimento extremamente marcante na vida coletiva dos barreirenses”, referiu Pedro Canário, depois de manifestar “enorme alegria” pelo momento. O Presidente da CCPB sublinhou a “enorme participação das associações no evento”, que marca a memória coletiva, recordou “a figura incontornável do Augusto Valegas”, sentimento, de resto, reiterado por vários presentes na Sessão, e manifestou o desejo de reavivar com a experiência do passado “princípios civilizacionais” arredados da atualidade.
Memória coletiva é o motor da história
“Pensamos que (…) a memória coletiva é o motor da História”, sublinhou Daniel Ventura, reforçando o significado dos JJB e a sua evocação/reedição. Salientando o “despertar para o associativismo”, e admitindo as “expectativas”, o Presidente da Associação de Colectividades do Barreiro (ACB), referiu que tudo será feito para que os JJB “sejam uma grande realidade”.
Projeto em rede
“Consideramos um programa muito interessante”, disse Romão Antunes. “É fruto de “um projeto em rede”, explicou. O Presidente da APEF – Foztejo salientou a grande participação dos clubes, coletividades e associações no projeto e esclareceu que dos, nesta altura, 66 parceiros, alguns têm uma abrangência exterior ao Concelho.
JJB percursores do 25 de Abril
A Autarquia assinala, este ano, os 50 Anos dos JJB, 40 anos do 25 de Abril e 30 anos do Dia da Cidade. “Os JJB foram, de alguma forma, percursores do 25 de Abril”, considerou Carlos Humberto de Carvalho. O Presidente da CMB sublinhou a “importância que os JJB tiveram para uma geração”. “Foram um exemplo para o País”.
“Éramos muitos”. “Foi, de facto, uma experiência riquíssima”, disse. “Nós participávamos nos jogos e construíamos os Jogos”, referiu, concretizando: “Foram uma construção coletiva”. “Contar aos outros o que foi o feito, quase heroico do que foram os JJB é muito importante”. “É preciso que a gente olhe para trás para olhar para a frente”.
Programa pode vir a ser alargado a outras sugestões
“O Programa pode, ainda, vir a ser alargado a outras sugestões”, avançou Carla Marina Santos, no final da Sessão. José Salgueiro apresentou a página do FB, https://www.facebook.com/50anosdejjb, com um levantamento de um conjunto de imagens significativas para todos os que, de algum modo, tiveram contacto com os JJB.
«Descrição
JJB – 50 Anos
Comemorações
Os Jogos Juvenis do Barreiro 1ª Edição/1964
(…)
Finalidades
Reflectir sobre a importância cultural, desportiva, social e política dos Jogos Juvenis do Barreiro no contexto local, regional e nacional da época.
Dar a conhecer aos mais jovens uma realização cultural exemplar de carácter formativo, nas áreas do desporto cultura, com relevo nacional.
Valorizar os Jogos Juvenis do Barreiro como um trabalho de cooperação, fraternidade, disciplina, responsabilidade e prazer.
Compreender o papel fundamental que o Jogo desempenha no desenvolvimento global das crianças e dos jovens.
Contribuir para a valorização do desporto como elemento fundamental do desenvolvimento cultural e para a valorização da importância da sua democratização.
Colocar em relevo a prática desportiva como um dos traços identitários do Concelho.»
Fonte: Projeto em Rede – 50 Anos Jogos Juvenis do Barreiro: https://www.facebook.com/50anosdejjb
A Comissão Coordenadora dos 50 Anos das Comemorações dos JJB é composta pela Associação de Colectividades do Barreiro, Associação de Profissionais de Educação Física – Foztejo, Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Cooperativa Cultural Popular Barreirense (CCPB) e Juntas de Freguesia do Concelho.
CMB 2014-03-14
You must be logged in to post a comment Login