“Visões Sobre o Serviço Público – Recolhas e Limpezas”

“Visões Sobre o Serviço Público – Recolhas e Limpezas”

DSC_3136 (2)Patente até 25 de julho, no Mercado Municipal 1º de Maio

 Inaugurou no passado dia 5 de julho, a Exposição Coletiva de Fotografia “Visões Sobre o Serviço Público – Recolhas e Limpezas”, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro em colaboração com o Clube de Fotógrafos do Barreiro. Patente até 25 de julho, no Mercado Municipal 1º de Maio, esta mostra inclui mais de 30 fotografias do trabalho desenvolvido pelos funcionários da Autarquia na recolha de monos, limpeza de mercados municipais, limpeza de espaços públicos ou recolha de contentores.

Na iniciativa, a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos salientou a importância do trabalho desenvolvido no âmbito da higiene urbana. “A maior parte das pessoas desconhece o que é necessário diariamente para manter o Concelho limpo”, sendo esta mostra, na opinião da Autarca, uma forma de dar a conhecer o “empenho” dos funcionários. “A eles se deve a qualidade do serviço”, referiu.

A Vereadora salientou que esta é a primeira das exposições sobre a temática “Visões Sobre o Serviço Público”, sendo que, posteriormente, deverão surgir outros temas como, por exemplo, o abastecimento público de água.

Sofia Martins salientou ainda a importância de manter a recolha de resíduos como um serviço público. Opinião também defendida, na inauguração, por Ana Porfírio, Presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, que afirma “se este serviço passar para privado, o cidadão vai sentir a diferença. Mais do que nunca temos de defender este serviço público”.

Carla Costa, Técnica responsável pela Divisão de Resíduos, salientou que, através das objetivas dos fotógrafos do Clube, é “possível mostrar novas perspetivas deste serviço”, que “normalmente as pessoas não reparam”.

Anabela Carreira, do Clube de Fotógrafos do Barreiro, agradeceu à CMB a possibilidade “de fazermos aquilo de que gostamos: a fotografia” e salientou a disponibilidade do grupo em abraçar estes projetos que têm uma forte componente de “cidadania”.

CMB 2014-07-07

You must be logged in to post a comment Login