RETRATOS EM FAMÍLIA

RETRATOS EM FAMÍLIA

RETRATOS EM FAMILIAOficina de Fotografia Artesanal

O Auditório Municipal Augusto Cabrita recebe, no dia 19 de julho, a OFICINA DE FOTOGRAFIA ARTESANAL “RETRATOS EM FAMÍLIA”, pela Imagerie – Casa de Imagens. Trata-se de uma atividade gratuita dirigida ao público familiar .

“Esta é uma oficina para as famílias, na qual serão criados todos os materiais necessários, desde a câmara fotográfica, aos químicos de revelação, para introduzir um objeto fotográfico em jeito de retrato, uma “caixa-moldura”, onde serão guardadas memórias preciosas, como se de uma “guarda-joias” se tratasse. Nesta oficina abordar-se-á a fotografia estenopeica, ou pinhole, métodos alternativos de revelação e explorar-se-á fotograficamente o género retrato”, refere a organização.

Programa

1ª parte – teoria

1. A fotografia estenopeica

Breve apresentação teórica sobre o fenómeno da câmara escura, e sobre a fotografia

estenopeica (as suas potencialidades e limitações). Discussão de exemplos de projetos que têm por base a fotografia estenopeica.

2. O género retrato

Breve reflexão sobre a importância da fotografia de retrato, durante a sua história, e na atualidade, com base na visualização de exemplos de retratos e álbuns de família.

2ª parte – prática

1. Construção das câmaras fotográficas

Com base na aprendizagem anterior, procede-se à transformação das caixas de madeira em câmaras fotográficas

2. Preparação dos químicos de revelação

A partir de produtos não convencionais, como café solúvel, vitamina C ou vinagre, procede-se à preparação dos químicos, ao mesmo tempo que se compreende o processo de revelação do papel fotográfico.

3. Criação dos retratos

Depois da reflexão acerca da fotografia de retrato, e partindo da ideia que têm de si e dos seus familiares, os participantes discutem e decidem de que forma pretendem ser

4. Impressão dos retratos finais

A partir das matrizes (negativos) criadas com a câmara fotográfica estenopeica, produzem-se, no laboratório, as imagens em positivo.

5. Finalização do objeto fotográfico

Para finalizar o objeto fotográfico, procede-se a uma nova transformação da caixa de madeira. Os dois retratos selecionados, depois de devidamente recortados e emoldurados, são aplicados a cada uma das metades da caixa, criando assim um objeto fotográfico, que se pode manter fechado, ou exibir aberto, como um passepartout.

Público-alvo: famílias com 2 a 3 elementos, p.e. pais e filhos, avós e netos, primos, etc. Os elementos mais jovens devem ter pelo menos 12 anos.

Horário: Das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

ATIVIDADE GRATUITA

Informações/inscrições: geral@imagerieonline.com ou 91 6 199 408

imagerieonline.com

 

Esta iniciativa insere-se no programa Espaços Vivos 2014. Consulte o programa completo em www.cm-barreiro.pt.

 

CMB 2014-07-09

You must be logged in to post a comment Login