GRAU DE DUREZA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO

GRAU DE DUREZA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO

Autarquia revela classificação de 2010

 A Câmara Municipal divulga que, em relação ao ano de 2010, a água de abastecimento do Município do Barreiro pode ser classificada quanto ao seu ‘grau de dureza’ como água moderadamente dura.

De acordo com o Programa de Controlo Operacional (PCO) desta Autarquia são recolhidas amostras e feitas análises às captações existentes no Concelho, conforme mapa em anexo. Assim, temos que no Reservatório do Alto da Paiva que abastece as freguesias do Alto do Seixalinho, Lavradio, Santo André e Barreiro (Bairro das Palmeiras) a água é ‘Moderadamente Dura’; em Sete Portais, reservatório que abastece o Barreiro e a freguesia da Verderena a água é ‘Moderadamente Dura’; no reservatório da Vila Chã que fornece a água a Palhais e a Santo António da Charneca a água é, também, ‘Moderadamente Dura’. O grau de dureza da água assume valores diferentes nos casos dos reservatórios da Penalva – que abastece Santo António da Charneca e Coina, e em que a água se apresenta ‘ Macia’ – e em relação ao reservatório da Coina onde a água de abastecimento daquela freguesia apresenta a classificação de ‘Dura’.

 Refira-se que a ‘dureza da água’ está directamente relacionada com as características geológicas do solo por onde a água passa. Assim, consideram-se águas duras de uma forma geral, as águas que necessitam de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma. Quando é elevada, a dureza da água conduz à formação de depósitos, ao passo que uma água macia pode provocar corrosões, pois não se formam os depósitos carbonatados protectores nas canalizações.

 Sob o ponto de vista sanitário, as águas duras não apresentam inconvenientes. O cálcio dissolvido em água não causa risco para a saúde, pelo contrário, cálcio e magnésio são mesmo recomendados para o crescimento e são elementos saudáveis para os dentes e ossos. Por esse motivo a água da torneira pode contribuir para as necessidades diárias de cálcio da população.

CMB 2011-03-01

You must be logged in to post a comment Login