É já neste sábado, dia 31, que inauguramos uma nova fase no nosso trabalho de programação regular – chamámos-lhe “OUT.RA Música” – que vai fazer acontecer um concerto mensal no novo Velvet Be Jazz Cafe (aka Be Jazz), uma sessão de cinema também mensal no CineClube do Barreiro, e um concerto trimestral no Auditório Municipal Augusto Cabrita. É neste local que apresentamos o incontornável B Fachada, sendo que os bilhetes já se encontram à venda no local e no Posto de Turismo do Barreiro (Mercado 1º de Maio).
31 de Outubro. Auditório Municipal Augusto Cabrita. 22h00
Bilhetes: 5€, à venda no local e no Posto de Turismo do Barreiro (Mercado 1º de Maio)
B Fachada é um autor e intérprete que já não precisará de grandes apresentações; dono de uma discografia já muito considerável e aclamada, é uma das figuras cimeiras da canção lusófona contemporânea. Cumpriu em 2014 um ano sabático, descansando da produção de discos e dos concertos ao vivo, após o ritmo fulgurante de 2 edições por ano e estrada incessante de lés a lés do país, que o impôs como uma das vozes mais ouvidas e seguidas da sua geração. Regressou aos concertos no último dia 24 de Abril, apresentando-se entre os músicos que assinalaram na Praça do Comércio, em Lisboa, os 40 anos do 25 de Abril. No dia seguinte, juntamente com Francisca Cortesão e João Correia, esteve no Lux, também na capital portuguesa, a tocar ‘Os Sobreviventes’ de Sérgio Godinho. Mais concertos se seguiram e novas canções entusiasmaram os fãs, sucedendo este Verão o lançamento de novo disco homónimo, ‘B Fachada’, disponível exclusivamente em formato digital no seu Bandcamp.
B Fachada já colaborou com um número e diversidade impressionante de músicos. Fez tarefas de músico e co-produtor com os Diabo na Cruz. Com Walter Benjamin, aprendeu sobre arranjos e trabalho de estúdio. Aproximou-se e colaborou com o centro de operações da Flor Caveira, e Sérgio Godinho cantou consigo a sua música “As canções do Sérgio Godinho”, original de ‘Há Festa na Moradia’, tendo partilhado palco numa actuação conjunta num Cinema São Jorge esgotado no Festival Suber Bock em Stock. Fez também produção de vozes no primeiro disco da cantora Márcia, e colaborou com o artista norueguês My Little Pony. Cantou uma marcha revolucionária de Fernando Lopes Graça com Pedro Abrunhosa, no Musicbox, e partilhou um microfone em dueto com Vitorino, acompanhado pelo Real Combo Lisbonense. O seu disco de canções para crianças conta com a colaboração de Lula Pena numa canção composta para a cantora e guitarrista.
Um currículo de veterano para um músico ainda emergente, radicalmente novo na sua apropriação de tantas e tão diversas portugalidades, um artista assombrado por uma sensibilidade rara, muito rara, que regressa a palcos do Barreiro em noite de Halloween.
Vídeo para “Pifarinho“, do último álbum do músico.
Evento no Facebook.
You must be logged in to post a comment Login