Remo: I Regata Internacional Master de S. Martinho – Memorial José Gouveia

Remo: I Regata Internacional Master de S. Martinho – Memorial José Gouveia

Apesar do vento eu soprou forte e que levou à mudança de local da regata da zona de Alburrica/Mercantil para a Av. da Praia, realizou-se I Regata Internacional Master de S. Martinho – Memorial José Gouveia, no passado dia 12 de Novembro.

Com a participação de 11 clubes, um deles o clube espanhol do Remo de Tui, o Barreiro assistiu a 22 provas muito disputadas em que 90 atletas deram o melhor de si na procura da vitória, com uma assistência de largas centenas de pessoas, apesar do tempo pouco agradável.

Já ao anoitecer, na prova mais aguardada, defrontaram-se em shell oito com timoneiro as equipas dos Ferroviários do Barreiro e do Remo de Tui. Sendo cada uma das equipas em confronto campeãs nacionais nos respectivos países, antevia-se uma disputa feroz pela vitória. E foi o que aconteceu, acabando por esta sorrir aos Ferroviários por escassos centímetros.

De resto, as provas foram dominadas pelos Ferroviários do Barreiro que se afirma cada vez mais como uma referência no remo master, tal como se tem vindo a afirmar nos restantes ecalões nos últimos 15 anos. Uma referência especial para o sector feminino que arrasou por completo a concorrência com vitórias destacadas em skiff e double scull.

Mas o objectivo também é passar o testemunho do gosto pela prática do remo aos mais jovens e esta Regata também foi para eles. As provas de Remo Jovem, que complementaram as dos menos jovens, foram muito animadas e certamente deixaram os responsáveis satisfeitos com o trabalho que vêm realizando, para além, claro está, dos próprios remadores a pais.

Para a realização desta Regata foi determinante o apoio da Unilogos e do seu administrador Dr. João Gouveia. O remo é uma modalidade com enorme tradição no Barreiro, contando inclusivamente com dois remadores olímpicos – Carlos Oliveira (“Bóia” e Manuel Barroso, em 1972 em Munique). Porém, tem tido alguma dificuldade em chegar junto dos Barreirenses, umas vezes porque as características do nosso rio não são as melhores, outras, porque, tratando-se de uma modalidade onerosa na prática e na realização de eventos, escasseiam os apoios. Desta vez, lográmos obter o apoio necessário e foi só juntar o trabalho e a vontade.

Em face deste sucesso estamos já de olhos postos na próxima edição com a firme determinação de fazer ainda melhor.

 Vencedores masters por catergoria/embarcação:

Femininos :  

Skiff – G. D. Ferroviários do Barreiro

Double Scul – GD Ferroviários do Barreiro

 

Masculinos:  

Skiff – G. D. Ferroviários do Barreiro

Double Scul – C. Naval Barreirense

Quadri – C. Naval Setubalense

Shell de 8 – G. D. Ferroviários do Barreiro

Álvaro Branco

GDFB – Remo

You must be logged in to post a comment Login