Ontem, dia 15 de dezembro, nos Paços do Concelho, o Município do Barreiro recebeu o testemunho – um pergaminho – de alunos e professores representantes das Eco-Escolas do Barreiro, a propósito da ação Rota dos 20.
O Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, recebeu o pergaminho das mãos de alunos e professores da Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, o último estabelecimento de ensino do Barreiro por onde passou o testemunho.
A comitiva que visitou os Paços do Concelho foi composta por professores e alunos da Escola Mendonça Furtado (docentes do Eco-Escolas e alunos do Clube de Ciências), do Colégio “O Carinho” e da Escola Básica Álvaro Velho.
O Barreiro, recorde-se, recebeu o testemunho da Rota dos 20 do Município da Moita através da S.Energia, passando-o agora ao município de Almada.
No Barreiro, este ano, 12 estabelecimentos de ensino (todos aqueles inscritos no Eco-Escolas) aderiram à iniciativa Rota dos 20. O testemunho, que contêm sugestões das escolas com vista a uma mobilidade sustentável, passou pelos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Sto. António (5 a 10 de outubro); Escola Quinta Nova da Telha (10 a 12 de novembro); Colégio O Carinho (12 novembro a 16 novembro); Colégio Minerva (16 novembro a 18 novembro); Escola Básica nº 8 (18 novembro a 20 novembro); Escola Básica nº 5 (20 novembro a 24 novembro); Escola Básica nº 6 (24 novembro a 26 novembro); Escola Padre Abílio Mendes (26 novembro a 30 novembro); Escola Secundária Augusto Cabrita (30 novembro a 2 dezembro); Refúgio dos Fidalguinhos (2 a 4 dezembro); Escola Álvaro Velho (4 a 9 dezembro); Escola Mendonça Furtado (9 a 11 dezembro).
A Rota dos 20 é Coordenada pela Associação Bandeira Azul (ABAE) e visa comemorar os 20 anos do programa Eco-Escolas. Tem como objetivos chegar a todas as Eco-Escolas em Portugal colocando o enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções. Visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável, eficiente e inclusiva e receber as sugestões das escolas para uma mobilidade local mais sustentável.
“Esta iniciativa colocou os alunos a pensar no tema da mobilidade sustentável. Há uma série de opções para que cada um não chegue à escola de automóvel”, referiu o Vereador Bruno Vitorino, responsável pelo Centro de Educação Ambiental (CEA). Na receção a alunos e professores, o Autarca salientou a crescente adesão das escolas do Barreiro ao programa Eco-Escolas. Este programa, em simultâneo com o trabalho desenvolvido pelo CEA na Reserva Natural Local, “é importante para que as gerações ajudem a valorizar o que é o nosso território e a torná-lo mais amigo do ambiente”.
Professoras da Escola D. Luís Mendonça Furtado apresentaram algumas das sugestões dos alunos que constam do pergaminho. O enfoque foi na criação de ciclovias, de parqueamento para bicicletas e de condições de segurança para a mobilidade em bicicleta e a pé.
Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da CMB, destacou a importância da reflexão e da ação na preservação ambiental. “Se não tivermos cuidado podemos pôr em causa a vida humana”. E enalteceu o “empenho e a participação” de alunos e professores neste que considera “um ato de cidadania”.
“O Barreiro é o Concelho do País em que há mais transporte coletivo em relação ao transporte individual, devido aos Transportes Colectivos do Barreiro”, disse Carlos Humberto de Carvalho. O investimento no transporte coletivo é “uma aposta que temos de fazer”, não só no Barreiro, como salientou o Autarca, mas em toda a Europa.
A melhoria do serviço prestado nos TCB e a criação de ciclovias são apostas da Autarquia, referiu Carlos Humberto de Carvalho. Salientou que a CMB tem um plano global para a construção de uma rede ciclável e foi efetuada uma candidatura com vista à criação de mais ciclovias e que inclui aspetos relacionados com a mobilidade tecnológica.
fonte: Cmb
You must be logged in to post a comment Login