Centro de Artes Plásticas com novas instalações
A Câmara Municipal do Barreiro e a ARTESFERA – Associação de Artes Plásticas do Barreiro celebraram ontem, dia 29 de Março, um Protocolo no qual a Autarquia se compromete a ceder as suas instalações na Rua Calouste Gulbenkian (nºs 10ª e 10D), para a instalação do Centro de Artes Plásticas, no âmbito do Plano de Desenvolvimento das Artes Visuais, cujas actividades compreendem o desenvolvimento de projectos artísticos, formação artística, oficinas de arte e ateliês, sendo toda a actividade acompanhada pela Divisão de Cultura, Património Histórico e Museológico (ver Protocolo em anexo).
Segundo a Vereadora Regina Janeiro, responsável pela área sociocultural, “irá dar corpo ao objectivo do Plano de Desenvolvimento das Artes Visuais”. Deste modo, pretende-se captar de novos públicos e promover acções de formação.
No sentido de criar uma dinâmica na divulgação das artes, está prevista a criação de um grupo de trabalho, com funcionários da CMB, da ARTESFERA e outros convidados.
A Autarca traçou vários objectivos que quer concretizar, designadamente a criação do “Circuito das Artes Visuais” no Barreiro que divulgue a pintura, a escultura, a fotografia e o cinema.
Outro objectivo tem a ver com o trabalho de divulgação dos grandes nomes das artes visuais no Barreiro, designadamente: Augusto Cabrita, Américo Marinho, Manuel Cabanas e Belmiro Ferreira no sentido de aproximar as Artes Visuais da população.
Ao nível da formação, a ARTESFERA e a CMB irão criar um Plano de Formação nas artes visuais. Recorde-se que a ARTESFERA desenvolve, há cinco anos, um trabalho com o público escolar e segundo a Autarca “pretendemos aproximar esse trabalho do público familiar”.
Em relação às escolas secundárias de Casquilhos e de Santo André, com cursos na área das artes plásticas, o Município pretende promover mais trabalho em articulação com esses estabelecimentos de ensino.
Festival de Cinema e Bienais de Pintura e Escultura
Como estratégia, a Vereadora deseja desenvolver um projecto ligado à identificação da azulejaria existente no Concelho, um Festival de Cinema para as crianças e duas Bienais, uma de Pintura e outra de Escultura.
ARTESFERA entra numa nova fase
Por sua vez, Francisco Palma, Presidente da ARTESFERA, considera muito importante que a Autarquia se tenha disponibilizado a encontrar um espaço para uma associação de artes plásticas, visto que segundo este é um caso raro por parte das autarquias.
Com o novo espaço multidisciplinar, a ARTESFERA entra numa nova fase que segundo Francisco Palma vem “melhorar as acções de formação para o público escolar”. Anunciou que estão a ser preparados vários projectos de artistas na interligação das artes plásticas com outras artes (dança, fotografia, etc.).
“Jovens com uma visão mais colorida da vida”
Segundo o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, a Autarquia tem feito um esforço no sentido de ajudar os mais jovens a ter uma “visão mais diversificada e colorida da vida e da sociedade”.
Para o novo espaço cedido à ARTESFERA, o Presidente deseja que o mesmo seja aberto à população e que represente um pólo de actividade artística e cultural da Rua e da zona.
Por último, ressalvou o inventário feito (pela CMB) ao espólio artístico do Município, considera-o de “extrema importância, pois, assim, teremos uma visão global e integrada”.
Obra de Malangatana vai para Moçambique
Durante a sessão, Carlos Humberto de Carvalho anunciou, ainda, que a exposição da obra de Malangatana (com cerca de 30 quadros) irá, temporariamente, para a República Popular de Moçambique, a pedido daquele País, pois lá será prestada uma homenagem ao Mestre
CMB 2011-03-30
You must be logged in to post a comment Login