Casa da Cultura dos Trabalhadores da Quimigal Recebe Ciclo de Programação Cultural

Casa da Cultura dos Trabalhadores da Quimigal Recebe Ciclo de Programação Cultural

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) celebrou, ontem, dia 29 de Março, um Protocolo com a empresa Baía do Tejo, segundo o qual a empresa cede, temporariamente, à Autarquia as instalações da Casa da Cultura dos Trabalhadores da Quimigal, no Bairro de Santa Bárbara, no Concelho do Barreiro, para a realização de eventos culturais e artísticos, bem como para o funcionamento, temporário, da Divisão de Cultura e Património Histórico e Museológico.

De referir que o Protocolo estará em vigor até 31 de Dezembro de 2011 (ver Protocolo em anexo).

Na ocasião a Vereadora Regina Janeiro agradeceu a disponibilidade da Baía do Tejo em celebrar este acordo, tendo em conta que o Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) será objecto de obras de requalificação durante um período de dez meses.

Com capacidade para cerca de 900 lugares, a Casa da Cultura é, segundo a Autarca “um grande espaço cultural e o grande objectivo é que a sala possa encher”. Apesar das dificuldades económicas do Município, “vamos fazer a programação com as limitações que temos”. Anunciou, também, a realização de uma programação que inclui espectáculos descentralizados nas diversas freguesias do Concelho.

Por seu lado, Paulo Silva, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Baía do Tejo, recordou a passada colaboração entre as duas entidades e sublinhou a disponibilidade da empresa em colaborar com a Autarquia.

Independentemente do Protocolo, o Vice-Presidente referiu que a Baía do Tejo tem todo o interesse em que a Autarquia e outras entidades possam dar utilidade à sala de espectáculo.

A terminar, o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho sublinhou o trabalho de cooperação desenvolvido com a Baía do Tejo, na base de uma estratégia e metodologia conjuntas, nomeadamente em relação ao Plano de Urbanização da Quimiparque e Áreas Envolventes.

Caracterizou a Casa da Cultura como um “equipamento relevante para o Concelho que pode e deveria ter mais utilização e uma vivência regular”.

A CMB e a Baía do Tejo pretendem, em conjunto, “poder dar mais usufruto à sala, no entanto a difícil situação económica condiciona a programação cultural e lúdica”, lamentou.

Segundo o Autarca e inserida na programação cultural, está já confirmada a actuação da Banda da Armada, no âmbito das comemorações do 50º aniversário da Escola de Fuzileiros Navais no Barreiro. 

 CMB 2011-03-30

 

One Response to "Casa da Cultura dos Trabalhadores da Quimigal Recebe Ciclo de Programação Cultural"

You must be logged in to post a comment Login