O Regresso dos Monstros Lá de Casa”

O Regresso dos Monstros Lá de Casa”

Espectáculo infantil da Arteviva anima alunos do Concelho no âmbito do Mês do Teatro

O espectáculo infantil “O Regresso dos Monstros Lá de Casa”, da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro, está a ser apresentado, no âmbito do Mês do Teatro (MT) do Barreiro 2011, a alunos de escolas do Concelho. Em múltiplos locais, descentralizados por diferentes freguesias, inúmeros jovens assistem, durante cerca de uma hora, a um desfilar de monstros tão próximos e, simultaneamente, ao desmistificar de manhas, manias, birras, rotinas, associadas à vida familiar e ao universo da infância.

“Novas aventuras”. Assim foi anunciado a dezenas de crianças que preenchiam o ginásio polivalente da Sociedade Cultura e Recreio 1º de Agosto Paivense, na manhã de ontem, terça-feira, 29 de Março, no início de “O Regresso dos Monstros Lá de Casa”. Falou-se de como iria funcionar a sessão – “o dedinho no ar” para intervir – e formulou-se o desejo: “Tenham um bom espectáculo”.

“Perfeito”, “perfeito” dizem as duas actrizes no palco – na pele das personagens Investigovski Distraído-Trapalhovski e Não-Tão Trapalhovski –, entre objectos, em tudo, familiares à pequenada – raquetas, trotineta, balões em múltiplas tonalidades, e antes de resolverem as peripécias com os monstros que também remetem para termos familiares: “Estupefactus Gritatus”, Trambulhonus”, “Manas Sucrécias”, “Secretus”, “Obscurus”, “Pestis Horrendus” e “Iratus Furibundus”.

“Preferes uma sopinha de legumes

ou bolo de chocolate?”

“Quem quer um rebuçadinho”, pergunta a dada altura uma das actrizes no palco. “Eu, eu” responde um coro de vozes juvenis, com “o dedinho no ar” – como previamente tinha sido combinado. “Não queriam mais nada. Hoje não é dia de festa”, contrapõe, desafiante a actriz.

Mais tarde pergunta: “Preferes uma sopinha de legumes ou bolo de chocolate?”; “preferes uma postinha de peixe cozido ou gomas?”. Inevitáveis as respostas das crianças. Desnecessário anunciar quais…

A dada altura põem à prova os conhecimentos e concentração da audiência. “Há que tirar a prova dos 12”. “Dos nove”, corrigiram, de imediato em coro.

Outros trocadilhos animaram a miudagem que assistiu atenta ao desenrolar dos acontecimentos.

Denunciando as “queixinhas” – “todos erramos” – e as “birras”, o elenco de “O Regresso dos Monstros Lá de Casa” termina o espectáculo com uma mensagem de sensibilização. “Os monstros lá de casa estão por toda a parte”, alertam. Porém, “tudo se consegue com muita cabeça, calma e muita imaginação”.

Acompanhou esta sessão o Presidente da Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho, José António Antunes.

Elenco

Fazem parte da equipa, que roda pelos diversos locais agendados no Programa do MT 2011, Ana Lúcia Santos, Ana Samora, Andreia Ribeiro, Joana Pimpista, Sara Santinho e Vanda Robalo.

Sinopse

«O projecto arrancou no passado ano lectivo com o espectáculo “Os Monstros Lá de Casa”, inspirado no “Guia Familiar para os monstros lá de casa”, volumes I e II, de Stanislav Marijanovic, uma edição da Dinalivro, que integra o Plano Nacional de Leitura.

No ano lectivo 2010/2011, o objectivo é regressar com outros monstros e mais aventuras da divertida e distraída investigadora que vai até ao fim do mundo para os apanhar.

O projecto quer continuar a desmistificar os “monstros” que habitam as casas de miúdos e graúdos, como o monstro do mau feitio, o monstro dos tropeções, o monstro da gulodice, o monstro da televisão e o dos jogos de computador, o monstro da bisbilhotice ou o monstro das surpresas nem sempre muito agradáveis.

Estes simpáticos monstrinhos permitem-nos abordar questões que vão desde os medos, aos maus hábitos, passado pelos gostos e pelas diferenças», refere informação da Companhia.

As sessões de “O Regresso dos Monstros Lá de Casa” mantêm-se, todos os sábados, às 16h00, no Teatro Municipal do Barreiro.

Bilhetes: preço único de 5 euros para o público em geral e 3 euros para grupos com mais de dez pessoas. Disponível para escolas durante a semana, mediante marcação.

A ArteViva é a Companhia residente do Teatro Municipal do Barreiro, situado na Rua Vasco da Gama, Centro Comercial Pirâmides, 2830-340 Barreiro. Telefone: 21 206 0860. Telemóvel: 96 478 7109. Contactos: www.arteviva-barreiro.blogspot.com e arteviva.geral@gmail.com.

CMB 2011-03-30

 

You must be logged in to post a comment Login