1ª SESSÃO do Projecto: “AS VOZES DA NOSSA MEMÓRIA”

1ª SESSÃO do  Projecto: “AS VOZES DA NOSSA MEMÓRIA”

Esta primeira Sessão foi dedicada ao Cante Alentejano no Barreiro. Decorreu na Escola Secundária de Santo André, no dia 2 de Maio, e teve como protagonista o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Barreiro”.

O Grupo cantou a primeira moda. Estava dado o “sinal”!

Nos minutos seguintes começaram a surgir as primeiras “levas” de alunos, e professores. Saíram das salas e foram presenciar a actuação do Grupo, que aparecia no video passado no espaço-aula.

O  Grupo desfilou, até ao Auditório, numa sonoridade que fazia apetecer ouvir o Alentejo. No caminho, ainda tempo para olhar a Exposição que ilustra o próprio Projecto.

O Auditório ficou cheio.  Por volta das 11 horas iniciou-se a actuação com a moda “Vou-me embora para Lisboa”. Esta moda serviu para exemplificar como se desenvolve o Cante. As explicações dadas, pelo mestre em cante alentejano Jorge Moniz, ilustravam o que se ía ouvindo!

Jorge Moniz salientou que o cante  tem peculiaridades de região para região. O cante da margem esquerda do Guadiana, do “Campo Branco” (Castro Verde, Aljustrel e Almodôvar), das “terras do Barro” (Ferreira, Cuba, Beja, etc), do “Alto Alentejo”, é diferente do cante da margem direita. O Grupo Coral “Os Amigos do Barreiro” tem cultivado esse “cante” diversificado, mantendo as características das “modas” de cada Região.

O alinhamento da actuação do Grupo integrou as seguintes modas: “Tenho no quintal um limoeiro”; Tocando o gado nas feiras”; “É tão grande o Alentejo”; “Venho do norte da Alemanha”;  “Tenho no quintal uma roseira”; “Eu ouvi um passarinho”, e ainda “Os mineiros”.

Muitas foram as palmas que ecoaram. Esta Sessão terminou mas o Projecto  “AS VOZES DA NOSSA MEMÓRIA” é mais vasto!    

A “ASSOCIAÇÃO Barreiro – Património Memória e Futuro”, uma das promotoras deste Projecto, agradece a amabilidade e recepção que caraterizou a Escola que nos recebeu.

Quisemos divulgar um Grupo que, com a força na voz e o Alentejo na alma, continua a perpetuar o “cante” alentejano. A sua preservação deve ser uma preocupação colectiva e um acto de resistência cultural.

A próxima actuação de “Os Amigos do Barreiro” está prevista para a  noite de 27 de Maio, no Parque da Cidade.

Venha ouvi-los e ver a  Exposição “AS VOZES DA NOSSA MEMÓRIA”.

Associação-BPMF

Manuela Rocha

You must be logged in to post a comment Login