Embarcação tradicional propriedade do Município
A Embarcação Tradicional Varino Pestarola, propriedade do Município, já se encontra a navegar nos rios Tejo e Coina que banham o Barreiro. Estão previstos passeios até Setembro com a Ilha do Rato, Baía do Seixal ou Palhais como destinos.
As inscrições podem ser efectuadas no Posto de Turismo da Câmara Municipal do Barreiro, situado no edifício do Mercado Municipal 1º de Maio, de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, ou através do telefone 21 099 0837.
O embarque/desembarque é efectuado na Avenida Batalhão de Sapadores de Caminhos-de-Ferro. A lotação do Varino é de 22 passageiros (aos quais se junta a tripulação).
Horários das Visitas:
- Manhã: das 9h30 às 12h00
- Tarde: das 14h30 às 17h00
- Dia Inteiro: das 10h00 às 16h00
Itinerários:
- Ilha do Rato: dia inteiro
- Baía do Seixal: meio dia
- Palhais: meio dia
Património adquirido pelo Município em 1999
O Varino Pestarola, ao que tudo indica, terá sido construído em Vila Franca de Xira, já que o seu primeiro registo o localiza, em 1930, em Alhandra, com a designação de “Camponesa/Camponês”.
Na década de 50 é adquirido pelos Armazéns José Luís da Costa Lda., com o objectivo de efectuar o transbordo do bacalhau para terra.
As embarcações tradicionais – fragatas, varinos, botes, batéis e a muleta – enchiam de cor e gentes as praias do Barreiro, no entanto, o comboio, o barco a vapor, o transporte rodoviário, a adesão a novas profissões nos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste e na CUF levaram ao desaparecimento destas embarcações do rio.
Até chegar à posse do Município, em 1999, o Varino teve vários proprietários e designações.
Registo fotográfico da intervenção de manutenção
Refira-se que, no defeso, a embarcação beneficiou de uma intervenção de manutenção no Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos. No âmbito do programa da iniciativa “Os Nossos Rios Aqui Tão Perto”, a decorrer até 28 de Maio próximo, foi efectuado um registo fotográfico, cujo produto final será exposto a partir de 4 de Junho próximo, na Galeria Municipal de Arte (Avenida Alfredo da Silva, nº 15).
Esta mostra, patente ao público até 2 de Julho, dá a conhecer, a fundo, o Varino através de um olhar artístico de um grupo de fotógrafos do Barreiro, criado a partir de uma série de workshops que a Câmara Municipal do Barreiro desenvolveu em parceria com a APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica.
Esse mesmo grupo tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos dois anos, um levantamento fotográfico da Rota da Indústria do Barreiro, projecto que já teve a sua primeira apresentação pública através de uma exposição intitulada “Levantamento Fotográfico da Rota da Indústria do Barreiro”, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, em 2010.
CMB 2011-05-20
You must be logged in to post a comment Login