De luvas, balde e pá na mão cerca de 120 alunos da Eco-Escola EB1/JI nº 5 do Barreiro puseram mãos à obra e, acompanhados de professores e alguns encarregados de educação, limparam, hoje de manhã, o areal da praia estuarina de Alburrica. Esta acção assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) que, este ano, se traduz numa campanha de sensibilização para os problemas da poluição nos cursos de água e dos oceanos, no âmbito do Programa Eco-Escolas.
O Concelho do Barreiro tem, actualmente, dez Eco-Escolas, número que tem vindo a aumentar progressivamente.
A campanha de sensibilização realizada hoje envolveu, ainda, a distribuição de peixes e barcos feitos pelas crianças, com mensagens alusivas aos perigos da poluição marítima.
Refira-se que o Programa Eco-Escolas é coordenado, a nível internacional, pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e, a nível nacional, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). No passado dia 8 de Abril, a escola participante nesta acção hasteou a Bandeira Verde, passado a ser uma Eco-Escola.
A Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, estabeleceu uma parceria com a ABAE/FEE, na qual presta apoio às escolas inscritas no Programa, através do pagamento da inscrição destas no mesmo, do pagamento da inscrição dos professores no Seminário Eco-Escolas e do apoio ao desenvolvimento de actividades. A Escola nº 5 recebeu a referida Bandeira uma vez que concretizou o seu plano de acção e realizou actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano (alterações climáticas).
Estiveram presentes na iniciativa os vereadores Regina Janeiro, responsável pela área da Educação na CMB, e Nuno Banza, com responsabilidades municipais no domínio da sustentabilidade ambiental.
Em relação ao apoio dado pela Autarquia às escolas inscritas no Programa, Nuno Banza considera-o pouco significativo “tendo em conta o importante impacto deste tipo de actividades na comunidade”.
Para Regina Janeiro este tipo de iniciativa “é uma oportunidade das crianças sentirem que estão a ajudar a construir um mundo melhor”. Acrescentou, ainda que esta acção proporciona in loco o contacto com a natureza, para que elas possam estar mais atentas aos problemas ambientais.
Refira-se que o Programa Eco-Escolas é destinado, preferencialmente, às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino. Pretende, entre outros objectivos, encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
De referir, ainda, que uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura na qual demonstrará que seguiu a metodologia proposta; concretizou o seu plano de acção e realizou actividades no âmbito dos referidos temas-base e tema do ano.
CMB 2011-06-06
You must be logged in to post a comment Login