As Festas do Barreiro 2011 chegaram ontem ao fim. Foram dez dias de animação, muita música, desporto e actividades infantis. O balanço desta iniciativa foi feito no último dia do evento, no espaço da MEI, pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, e pela Vereadora da Cultura, Mónica Duarte. Em destaque, para além de todos os ingredientes da programação esteve o espírito das Festas, uma prova viva de que as pessoas e o empenho que colocam naquilo que fazem, são o mais importante desta mostra anual.
Questionada sobre aquilo que este ano gostaria de valorizar, Mónica Duarte recuou até aos bastidores, à organização subjacente ao evento, e evidenciou o envolvimento do Movimento Associativo, das Instituições e de todos aqueles que, sentindo as Festas como suas, contribuem com opiniões e acções para as conseguir melhorar ano após ano. Desta forma, e ao fim de dez dias, a Vereadora considerou que “o resultado atingido reflecte todos esses contributos que chegaram até nós. Efectivamente podemos considerar que existe, já, um espírito das Festas e que estas contêm um pouco de tudo aquilo que o Barreiro representa, não só ao nível cultural, como ao nível associativo, solidário, desportivo e até ao nível gastronómico este ano valorizado através da 13ª edição do Concurso de Gastronomia Ribeirinha que deu a conhecer novos pratos e restaurantes existentes no Concelho”. Efectivamente, disse a Vereadora, as pessoas fazem parte das Festas e a sua presença, o convívio que geram e todo o espírito reinante, o “queremos que aconteça”, é uma das mais-valias destas Festas. Concluindo esta ideia, Mónica Duarte referiu sentir que existe “um investimento colectivo. As Festas são de todos e para todos (sem limite de idade) e são feitas com todos os que nos visitam diariamente de dentro e fora do Concelho”.
O novo espaço ocupado, este ano, pela MEI – Mostra Empresarial e Institucional, foi, também, objecto de análise e de nota positiva por parte da Vereadora. “As condições que o espaço apresenta são boas, a implantação resultou, a disposição dos stands está funcional e a circulação dos visitantes é fluida, sem congestionamentos. Tenho falado com os expositores presentes que se têm revelado agradados com o espaço e salientado que, por estarem mais próximos, a convivência entre eles sai facilitada e fortalecida”.
Sobre os parceiros que contribuem para a construção das Festas do Barreiro pronunciou-se Carlos Humberto de Carvalho. “Os parceiros têm-se vindo, sistematicamente, a alargar”, referiu o Autarca, acrescentando que ao contrário, “os apoios financeiros têm vindo a reduzir-se, mas isso é inevitável perante a crise actual. Ainda assim, esta construção em conjunto, tem sido um salto maior. As Festas funcionam efectivamente como ponto de encontro e (re) encontro, como local de descompressão face às angústias da nossa vida. Estas são momentos de descontracção que são necessários, indispensáveis sempre e ainda mais nestas circunstâncias”, concluiu.
O saldo das Festas é positivo, considerou o Presidente da CMB que não esqueceu, neste balanço, o Espaço Malangatana e o apelidou de um Espaço de Sentimentos e de troca de experiências e de emoções.
A terminar Carlos Humberto de Carvalho referiu que os custos da realização das Festas, este ano, foram significativamente inferiores em relação ao ano anterior.
“É nosso desejo que as Festas se mantenham”, realçou o Presidente embora se mostre “muito preocupado” com a evolução da situação. Face a isto, “as garantias que podemos dar é que trabalharemos para que haja Festas em 2012”.
ACONTECE BARREIRO – A Presença Institucional da Autarquia
Os visitantes das Festas do Barreiro 2011, em particular aqueles que se detiveram no Espaço Institucional da Autarquia, no recinto da MEI, ficaram a conhecer novas imagens, investimentos e desafios da CMB. Tratavam-se de «janelas abertas para olhar o nosso Barreiro, sempre novo, sempre diferente».
Aqui fica o registo dos conteúdos presentes:
OS NOSSOS RIOS AQUI TÃO PERTO – Ao Concelho que todos desejamos, lá chegaremos. Já demos início à caminhada, construindo parcerias, consensualizando objectivos, conjugando esforços e concertando vontades. Assim é possível aumentar a atractividade das nossas zonas ribeirinhas e proporcionar o usufruto da população.
Apostamos no crescimento saudável das nossas crianças e promovemos o desenvolvimento sustentável dos “berços” de educação do Concelho.
MUITOS PASSOS – GRANDES SONHOS é o tema que retrata a nossa aposta – Novas escolas, parques infantis renovados, actividades lúdicas, desportivas e pedagógicas ajudam ao crescimento, físico e emocional das nossas crianças. Acima de tudo, queremo-las FELIZES.
ÚNICA – ÁGUA PÚBLICA é uma das linhas mestras que seguimos para aumentar a qualidade de vida das populações.
Investimos no Futuro – No Futuro das nossas infraestruturas e no Futuro sustentado das gerações vindouras.
VIVER BARREIRO – Em colectividades, instituições, ou espaço públicos. De forma organizada, ou individualmente. Sair à rua e agarrar com as duas mãos as actividades dinamizadas no Concelho.
Arriscamos? É verdade! Assim Vivemos o Barreiro!
Queremos ser Cidadãos de Corpo Inteiro.
CMB 2011-08-22
You must be logged in to post a comment Login