Opções Participadas 2012 Trânsito e AUGI em debate em Santo André

Opções Participadas 2012 Trânsito e AUGI em debate em Santo André

O Grupo Recreativo da Quinta da Lomba recebeu ontem, dia 12 de janeiro, as Opções Participadas da Freguesia de Santo André. A necessidade de infraestruturas na Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) Quinta Francisco Rodrigues e o aumento do trânsito nas ruas de acesso à zona do Polis foram os temas que dominaram a reunião com os moradores.

Os munícipes alertaram o Executivo Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia para o aumento do trânsito nas ruas de acesso à zona do Polis, nomeadamente na Rua São Tomé e Príncipe e também na Praceta do Lobito.

Esta situação, refira-se, estava já a ser acompanhada pelos técnicos da CMB e pelo Executivo da Junta de Freguesia. A moderar a reunião, António Marques, Presidente da Junta, salientou que está prevista a colocação de pilaretes na Rua São Tomé e Príncipe, de modo a evitar o estacionamento indevido. Por outro lado, está a ser estudada a colocação de lombas de modo a diminuir a velocidade dos automóveis. 

Sofia Martins, Vereadora da CMB responsável pelo Departamento de Obras Municipais, reconheceu que a zona junto ao Polis sofreu um grande crescimento de trânsito e populacional, pelo que “temos de refletir sobre estas questões e encontrar uma solução de futuro. Há estradas que eram secundárias e que agora são quase principais. Têm de ser repensadas e temos de atuar rapidamente”, referiu.

O excesso de velocidade na Avenida Escola de Fuzileiros Navais foi outra preocupação apontada pelos munícipes.

Questões de Saneamento na Quinta Francisco Rodrigues

Na AUGI Quinta Francisco Rodrigues, um munícipe alertou para o facto de se detetarem águas residuais domésticas nas ruas.

“A Quinta Francisco Rodrigues é um problema muito antigo. Tem uma situação de esgoto doméstico que não tem ponto de ligação”, referiu Sofia Martins.

A Autarca salientou que até agora foram encontradas duas possíveis soluções, mas que não foram exequíveis. Uma delas implica a passagem do esgoto, até ao ponto de ligação, por terreno privado, sendo que, no entanto, não se chegou a acordo com os proprietários. Outra solução seria fazer o ponto de ligação numa zona mais longe o que aumentaria em muito o custo da obra. “Temos feito um esforço imenso para resolver os problemas todos das AUGI, mas tecnicamente alguns não são fáceis de resolver”, salientou Sofia Martins.

No entanto, a Autarca referiu que outro problema diferente é o facto de as fossas não estarem fechadas e limpas como é agora o caso. “Isso é um assunto para fiscalização. Cada proprietário tem de resolver esse problema. Ter um bairro de génese ilegal não justifica ter um esgoto a derramar para a rua”, alertou Sofia Martins.

A Vereadora e o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, comprometeram-se em visitar a Quinta Francisco Rodrigues e reunir com a população de modo a que, com diálogo, possam ser encontradas outras soluções para o problema de saneamento.

“É o momento em que todos precisamos de ajudar a resolver os problemas”

O Presidente da CMB referiu na reunião que, atualmente, “estamos a viver um momento da vida do País excecional, de dificuldades, de menores rendimentos, mais esforço, menos satisfação. É um problema de cada um, do País e das câmaras”. Salientou que a Autarquia barreirense não tem condições financeiras para resolver todos os problemas, sendo essencial, neste momento, assegurar o funcionamento mínimo da estrutura.

Mas, apesar das dificuldades, o Autarca considera que “não podemos desistir, temos de procurar novos caminhos e soluções, construir pontes de modo a resolver problemas e acabar com desperdícios”. Salientou que, apesar da crise, existem algumas perspetivas de desenvolvimento para o Concelho e mesmo para a Freguesia de Santo André, que estão a ser discutidas e analisadas. Referiu que, nos últimos anos, foram dados passos importantes que mudaram para melhor a Freguesia, nomeadamente a requalificação da zona ribeirinha com o Programa Polis.

Carlos Humberto de Carvalho abordou, na reunião, a possibilidade de ser construída a ponte Barreiro-Montijo, sendo que a Autarquia está também a insistir na necessidade de construção de outra ponte que ligue o Concelho ao Seixal. A ser construída, esta última ligação mudaria a face da Freguesia de Santo André.

“A nossa batalha é resolver problemas e não desistir. É o momento em que todos precisamos de ajudar a resolver os problemas”, referiu Carlos Humberto de Carvalho, salientando a importância das parcerias num momento em que a Autarquia tem cada vez menos receitas.

Na reunião, participaram também os vereadores Rui Lopo, Regina Janeiro e Carlos Moreira.

Recorde-se que, hoje, dia 13 de Janeiro, a partir das 21h30, têm lugar no Sporting Clube Lavradiense, as Opções Participadas com a população do Lavradio.

CMB 2012-01-13

 

 

You must be logged in to post a comment Login