RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Alterações no serviço de recolha

RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Alterações no serviço de recolha

A partir do dia 27 de fevereiro, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos (domésticos) irá ter alterações profundas. No encontro com a Comunicação Social, que decorreu ontem, dia 16 de fevereiro, a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos, explicou que houve necessidade de repensar o serviço de recolha de modo a não prejudicar os trabalhadores e continuar a prestar à população um serviço público de qualidade.

Tendo em conta várias limitações, nomeadamente a diminuição de recursos humanos, a limitação de admissão de funcionários e a imposição de limite de horas extraordinárias, a Autarquia teve de alterar o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos nos seguintes aspetos:

– Deixa de haver recolha ao domingo, mantendo o serviço nos restantes dias da semana;

– É suprimido o turno da madrugada, ficando dois turnos de recolha – das 6h30 às 14h30 e das 16h00 às 24h00. Os nove veículos de recolha, que trabalhavam em três turnos, passam a trabalhar em dois turnos.

Sofia Martins considera que, com estas alterações, a Autarquia continuará a prestar um serviço público de qualidade, melhorando, por outro lado, as condições de trabalho dos funcionários, visto que estava a tornar-se difícil suportar a carga horária e prestar um bom serviço, com um número reduzido de trabalhadores.

O encerramento da recolha ao domingo teve também em consideração a decisão da AMARSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. de encerrar aos domingos o Ecoparque em Palmela (local onde são depositados os resíduos urbanos recolhidos). Só o Barreiro e um outro Município da Região estavam a depositar estes resíduos neste espaço ao domingo.

Em simultâneo a estas alterações, a Autarquia reforça a colocação de contentores, nomeadamente em zonas onde há maior produção de resíduos.

Sofia Martins salientou que o mês de Março será para avaliar e colmatar eventuais falhas no novo sistema.

A Autarca referiu, ainda, que estas alterações foi efetuadas com base no diálogo com trabalhadores, sindicatos e entidades ligadas à área de higiene urbana.

A Câmara Municipal do Barreiro vai informar a população do Concelho, através da página oficial da Autarquia www.cm-barreiro.pt e de um folheto a distribuir nas caixas de correio, acerca das alterações referidas, solicitando a colaboração dos munícipes no sentido de não colocar, aos domingos, o lixo nos contentores. Por outro lado, com os mesmos meios, a Autarquia informa a população sobre os restantes serviços da Divisão de Higiene Urbana.

Recorde-se que, além da recolha de resíduos sólidos urbanos, a Câmara do Barreiro disponibiliza a todos os munícipes os serviços de recolha de Resíduos Verdes e Resíduos Volumosos (Monos), Resíduos de Construção e Demolição e de Óleo Alimentar Usado.

Serviços de Higiene Urbana

Sofia Martins explicou, ainda, aos jornalistas estes vários serviços da Divisão de Higiene Urbana e outros que foram pioneiros a nível nacional, nomeadamente a recolha de Resíduos de Construção e Demolição e de Resíduos Hospitalares Não Perigosos. Lembrou que, há três anos, a Autarquia desenvolveu a Recolha de Óleos Alimentares Usados, cujo resultado financeiro do tratamento e produção de biodiesel tem revertido a favor das duas associações de bombeiros voluntários do Barreiro.

CMB 2012-02-17

 

 

 

You must be logged in to post a comment Login