Corta Mato Escolar levou vários milhares à Mata Nacional da Machada onde o desporto, juventude e convívio dominaram

Corta Mato Escolar levou vários milhares à Mata Nacional da Machada onde o desporto, juventude e convívio dominaram

A Mata da Machada recebeu na manhã de 15 de fevereiro, o Corta-Mato Escolar da Península de Setúbal 2011/12. Cerca de 3.200 jovens atletas, professores, dirigentes, membros da organização, acompanhantes, convidados e público lotaram aquele espaço verde nobre do Concelho, um dos pulmões do Barreiro. Foi uma manhã com um colorido especial: alegria, convívio, animação e competição. Até o tempo ajudou.

Passaram pelas várias cerimónias de Entrega de Prémios – dos vários escalões em prova correspondentes aos 1º, 2º, 3º ciclos, secundário e alunos com necessidades educativas especiais -, que se realizaram ao longo da manhã desportiva, os vereadores responsáveis pelas áreas do Desporto, Cultura e Associativismo, Intervenção Social e Educação, e Juventude, Regina Janeiro, e com a Sustentabilidade Ambiental, Nuno Banza, o Director Regional Adjunto de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), João Passarinho, a Coordenadora Regional do Desporto Escolar (DE), Patrícia Canário, o Director de Serviços da DRELVT, Rui Lourenço, as assessoras de Regina Janeiro e Nuno Banza, respetivamente, Mónica Duarte e Susana Ramos, os chefes de Divisão da CMB, do Desporto (DD), Hugo Farto, e Sustentabilidade Ambiental (DSA), Andreia Pereira (DSA), o Director do Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Almada, José Barreto, os técnicos da CMB, da DD, responsável pela modalidade de atletismo, André Antunes, e o coordenador do Centro de Educação Ambiental, Nuno Cabrita, e o atleta Olímpico, natural de Almada, Alberto Chaíça. 

Esta prova foi co-organizada pela DRELVT – Equipa do Desporto Escolar da Península de Setúbal e pela Câmara Municipal do Barreiro. Contou com o apoio da Escola EBS Santo António da Charneca, Câmara Municipal do Seixal e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Seixal.

Condições excelentes para a prática

Na Mata da Machada estiveram alunos dos mais novos aos mais velhos, de 83 escolas da Península de Setúbal. Ao speaker de serviço, no local, a Coordenadora Regional do DE, Patrícia Canário, salientou as “condições excelentes [do espaço] para a prática do corta-mato”.

Quem assistiu pôde testemunhar a alegria dos participantes.

Presente esteve, igualmente, o Presidente da Direção da Associação de Atletismo de Setúbal, Manuel Nunes de Aguiar, que, felicitando os participantes no sistema de som local, afirmou: “É gratificante ver esta moldura humana dos miúdos”.

“Vocês não batiam palmas, eles fazem a festa”, disse a dada altura o animador, atestando da boa disposição dos participantes.

Classificações

No que refere a pódios o Agrupamento de Escolas da Quinta da Lomba alcançou o 1º lugar coletivo em infantis A masculinos, com os alunos/atletas Ricardo Rosa, Diogo Vitorino, Miguel Antunes e Luís Rosa.

O AE Padre Abílio Mendes, com Ivan Buha, Celson Lima, Florberto Pereira e João Rodrigues, obteve o 3º lugar coletivo em juvenis masculinos.

Em juniores femininos, a Escola Secundária de Casquilhos, com Maria Rodrigues, Janine Delgado, Stefanie Lopes e Rosa Santos foi 3ª.

Individualmente, Bárbara Beijinha, do AE Álvaro Velho, foi 3ª em infantis A femininos. David Fortes, da Escola Secundária de Casquilhos, foi 3º em iniciados masculinos.

As classificações encontram-se publicadas no Sítio Oficial da CMB na Internet, na página http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/CORTA-MATO+ESCOLAR+PENINSULA+DE+SETUBAL+2011-12.htm.

 

CMB 2012-02-17

 

 

 

 

 

 

 

You must be logged in to post a comment Login