BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO ACOLHE EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO “A maior flor do mundo”

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO ACOLHE EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO “A maior flor do mundo”

5 maio, 16h00

João Caetano ilustra livro de José Saramago

“A Maior Flor do Mundo”, com ilustrações de João Caetano para o livro de José Saramago. Esta mostra ‘abre portas’ a 5 de maio, pelas 16h00 na Biblioteca Municipal do Barreiro e lá permanecerá até dia 2 de junho. Em simultâneo com esta mostra também vão estar expostos trabalhos de alunos da EB nº 3 do Agrupamento de Escolas do Barreiro.

“A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, é um livro para crianças dos 7 aos 77 anos que agora chega ao Barreiro numa iniciativa integrada no Projeto Barreiro / Moita “Oficina Saramago” – ciclo de celebração do escritor e do cidadão.

“A Maior Flor do Mundo” conta a história de um menino que vai até ao fim do mundo para salvar uma flor. Este é o ponto de partida a partir do qual os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor, não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.

Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho.

Refira-se que durante o período da inauguração, a editora Caminho também estará presente.

Em Maio, nos sábados 12 e 26, a Biblioteca Municipal do Barreiro também acolhe, sempre pelas 11h00, uma sessão de contadores de histórias com base na obra “A maior Flor do mundo”, pela ArteViva, Companhia de Teatro do Barreiro. Estas sessões são dirigidas a crianças e famílias.

A Biblioteca Municipal do Barreiro funciona no seguinte horário:

Segunda – 14h00/ 17h45 | De terça a sexta – 9h30/ 22h30 |Sábado – 9h30/ 12h30 e 14h00/ 17h45 | Domingo – Encerrada

Localização e contatos | Rua da Bandeira, 2830-330 Barreiro

Receção: 21 0 96 65 37 | email: biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt

OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA

De abril a novembro de 2012

 “Oficinas de Leitura e Escrita” José Saramago. As sessões, que já tiveram lugar a 13 e 27 de abril, podem ser traduzidas em encontros com as obras do escritor e são protagonizadas, na sua maioria, por vários professores do Concelho. Sempre às 21h30, estes encontros têm lugar no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

Dar a conhecer a vida e a obra do Nobel da Literatura, ao mesmo tempo que se proporciona, ao maior número de pessoas possível, experiências de leitura e escrita, são os grandes objetivos destas sessões. De salientar que estas Oficinas estão organizadas em dois ‘momentos’ distintos. Numa primeira fase surgem as ‘Noites dentro com Saramago’, a 17 de maio têm lugar as ‘Sessões Oficinais’.

Na sessão “Noites dentro com Saramago” realizada a 27 der abril, no Auditório da Biblioteca estiveram em destaque, designadamente, as obras “Viagem a Portugal”
(Guilhermina Lobato); “Memorial do Convento” (Fátima Correia); “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (António José Ferreira) e “Jangada de Pedra” (Maria Fernanda Afonso). Num ambiente de luz velada e grande intimidade, cada apresentador fez a abordagem à obra escolhida através de uma leitura encenada e acompanhada por apontamentos musicais e imagens do autor. Refletir, com a plateia, sobre as obras apresentadas foi o traço comum a todos os protagonistas desta sessão. Independentemente da obra em destaque, certo foi que a escrita de Saramago “é um caso sério, pega-nos pela mão e encanta-nos”, daí que analisar as suas obras “é um desafio” e desvendar os “fios condutores” e “os planos narrativos” de cada uma delas é “uma paixão”. Caracterizando o autor como “um fundista da escrita” e alguém com “um saber de experiência feito”, os apresentadores desta sessão foram unânimes em considerar que “a sátira, o humor acutilante são características da escrita de José Saramago, e o mínimo que se pode dizer sobre ele é que era um bom observador da realidade política”.

A terceira sessão de ‘Noites dentro com Saramago’ decorre a 11 maio. As sessões oficinais, em final de tarde, numa sala no interior da Biblioteca Municipal, têm início a 17 de maio, com “Memorial: as vozes do tempo”, por Alexandra Ruivo e Cristina Fortes. Refira-se que todas estas são iniciativas de entrada livre.

CMB 2012-04-30

You must be logged in to post a comment Login