Realizou-se no dia 25 de Fevereiro pelas 10 horas, por ocasião da inauguração da nova instalações da USF-Unidade de Saúde Familiar da Verderena, (Pingo Doce no Terminal),no Barreiro, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, uma Acção de protesto das Comissões de Utentes do Concelho do Barreiro contra as medidas gravosas deste governo contra o SNS-Serviço Nacional de Saúde.
Do documento distribuído pelos membros das Comissões de Utentes, realce para “ A criação de um serviço público de saúde em Portugal, resultou da iniciativa do povo e de muitos profissionais de saúde no contexto da revolução de Abril.
A Constituição da República designou-o como Serviço Nacional de Saúde e inscreveu-o como instrumento da responsabilidade prioritária do Estado garantir o direito à saúde.
Foi em 1979, em 15 de Setembro, que a Assembleia da República aprovou a lei 56/79 que dá forma ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que teve uma importância enormíssima na melhoria das condições de vida e de saúde do povo português.
Trinta e dois anos passados, todos nós temos assistido às várias ofensivas destruidoras sem procedentes do SNS”.
Das palavras de ordem audíveis, sobressaem as seguintes:
Mas a saúde não é um negócio. É um direito!
Com este Governo, o Serviço Nacional de Saúde está em perigo!
A defesa do Serviço Nacional de Saúde está nas mãos dos barreirenses!
Frederico Tavares
You must be logged in to post a comment Login