A Utibteatro, turma de teatro da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, volta aos palcos do Concelho, desta feita com a peça “Saídas da Casca”, num texto coletivo, datado de 1971, da autoria de Paulo da Fonseca, César de Oliveira e Rogério Bracinha, agora encenado por Luciano Barata. A estreia está marcada para o próximo sábado, 26 de maio, pelas 21h30, na SIRB – Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”.
Vinte e dois atores fazem parte do elenco desta peça que assenta num conjunto de pequenos textos dramáticos e apelativos que mostram, segundo Luciano Barata, “a necessidade de uma reflexão inovadora”. Assim, e ainda de acordo com o encenador, “o que vão ver neste espetáculo, são oito desses quadros sem qualquer fio condutor, e que serão analisados individualmente. Claro que nos faltam os grandes cenários, as lantejoulas, as plumas, o guarda-roupa da revista, mas sobeja-nos a generosidade, o empenho e o amor ao teatro”.
Contextualizando, refira-se que, à época, Portugal vivia num regime de Ditadura, e que vários autores tentavam combater o sistema político através de uma escrita velada que criticava o regime e promovia uma reflexão sobre a necessidade de mudança.
Depois da estreia (26 de maio), a peça marca presença no palco de “Os Penicheiros” logo no domingo seguinte, 27 de maio, às 17h00, regressa no sábado, 9 de junho, pelas 21h30, e na tarde de 10 de junho, pelas 17h00.
CMB 2012-05-24
You must be logged in to post a comment Login