ENERGY BUS | NO Largo do Mercado Municipal 1º de maio | DIAS 9, 10 E 11 NOVEMBRO

ENERGY BUS | NO Largo do Mercado Municipal 1º de maio | DIAS 9, 10 E 11 NOVEMBRO

Autarcas do Barreiro fizeram “Viagem pelo Mundo da Energia”

Os vereadores Nuno Banza, responsável pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental, e Sofia Martins, com as áreas de Obras Municipais, Águas e Resíduos e Jardins e Espaços Verdes, visitaram, hoje, dia 9 de novembro, o Energybus – o autocarro que promove a eficiência energética. Trata-se de um projeto desenvolvido pela EDP e que poderá ser visitado pelos barreirenses nos dias 9, 10 e 11 de novembro, entre as 10h00 e as 19h00, no Largo do Mercado Municipal 1º de Maio.

O Energy Bus, desenvolvido pela EDP em parceria com a Terra Systemics, é financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do PPEC – Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica. Trata-se de um veículo temático que já foi visitado por mais de 60 mil portugueses e que promove a utilização racional da eletricidade. A vinda do autocarro ao Barreiro tem o apoio da S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

O Monitor Miguel Fevereiro, da Terra Systemics, fez a “visita guiada” ao Energy Bus, explicando que esta é já a terceira edição do projeto que explica, de forma interativa, os processos de produção, transformação e transporte da energia elétrica, bem como energias renováveis e eficiência energética. O Energy Bus dá também “dicas” para uma poupança no consumo de energia, sensibilizando para a adoção de novos comportamentos mais eficientes e amigos do ambiente.

Na estrada desde 2007, neste veículo já “viajaram” munícipes de praticamente 50% dos concelhos portugueses, segundo referiu Miguel Fevereiro.

No Energy Bus, podemos conhecer os locais onde é produzida a energia em Portugal e, através de écrans e de uma forma apelativa, aprender mais sobre energia térmica, hídrica, eólica, solar, geotérmica, das ondas e das marés.

O “percurso” da energia elétrica, desde a sua produção, até às nossas casas, é também explicado de forma simples.

Desligar as luzes quando não estamos a precisar de iluminação, escolher eletrodomésticos classe A, tirar os carregadores da ficha quando não estão a ser utilizados, são algumas das “dicas”, transmitidas no Energy Bus que visam a poupança de energia e consequentemente de recursos naturais. Miguel Fevereiro salientou que poupar energia elétrica incide em duas vias: “hábitos de consumo e investimento em tecnologias mais eficientes”.

Por último, mostrou alguns aparelhos que utilizam a energia solar ou eólica para a produção de eletricidade, como um carregador de telemóvel, uma lanterna, entre outros objetos.

De salientar que, de manhã, o Energy Bus já tinha sido visitado por quatro turmas da Escola Secundária Alfredo da Silva, sendo esperados, à tarde, alunos da Freguesia de Santo André.

Susana Camacho, Administradora-Delegada da S.energia, salientou que foi realizado em 2010 o primeiro contato com a EDP para a vinda do Energy Bus aos concelhos da área de intervenção da Agência. Considerando que este veículo tem meios de comunicação apropriados a diversos públicos, pode ser uma componente de “sensibilização para a alteração de comportamentos” no âmbito da poupança energética, referiu Susana Camacho.

Por seu lado, na visita, o Vereador Nuno Banza lembrou que já foi aprovado o ‘Plano de Ação para a Energia Sustentável do Barreiro’ (PAES), que visa responder aos compromissos que decorrem da adesão da Câmara Municipal do Barreiro ao Pacto dos Autarcas, uma decisão municipal datada de março de 2011 e formalmente confirmada pela Comissão Europeia, em setembro do mesmo ano.

Recorde-se que o PAES apresenta uma estratégia de médio-longo prazo para o cumprimento das metas 20-20-20 e consiste num conjunto de medidas que dizem respeito a diferentes áreas de intervenção do Município do Barreiro, a saber: edifícios e equipamentos, iluminação pública, transportes e atores locais. Contou com o contributo da S.energia no que diz respeito à apresentação das medidas que preconizam a redução das emissões de gases com efeitos de estufa, através do aumento da eficiência energética e do incremento na utilização das energias renováveis.

Nuno Banza salientou que o Energy Bus “é uma forma interativa de envolver as escolas e a população”, realçando a importância da poupança pela via da mudança de práticas. “A intervenção na área dos comportamentos e práticas é fundamental”, referiu.

A Vereadora Sofia Martins salientou que, em complemento com o trabalho realizado em parceria com a S.energia, a Câmara Municipal do Barreiro tem efetuado uma sensibilização no sentido de poupar energia elétrica, eliminando os excessos e adotando medidas de eficiência energética. Por outro lado, lembrou que a Autarquia apresentou uma candidatura para as questões da eficiência energética que visou a substituição de todos os semáforos para lâmpadas LED, o que permitirá, em dois anos, uma poupança em cerca de 60%. No âmbito desta candidatura, foram também substituídas as luminárias do Parque Catarina Eufémia e está prevista a mesma intervenção no Parque da Cidade.

Sofia Martins salientou, ainda, que foi efetuado, em colaboração com as juntas de freguesia e a S.energia, um plano para todo o Concelho no sentido de poupar na iluminação pública com medidas como, por exemplo, a eliminação de cerca de 10% das luminárias.

 

CMB 2012-11-09

You must be logged in to post a comment Login