A 7 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional das Eco-Escolas (Word Days of Action), o Jardim Infantil XiCoração hasteou simbolicamente a sua Bandeira Verde. Esta instituição certificada formalmente como eco-escola pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tem agora responsabilidades acrescidas ao nível do seu desempenho ambiental, na gestão do espaço escolar e na sensibilização da comunidade.
Convidados pela instituição estiverem presentes pais, encarregados de educação e avós que assistiram ao hastear da bandeira de Portugal, seguida da bandeira verde e da bandeira da escola. Os alunos acompanharam o ato, cantando o hino de Portugal e o hino ECOXI. Paula Soares, a diretora da escola valorizou o empenho de todos (professores e alunos) na conquista deste símbolo.
“É com muito orgulho que a comunidade educativa do Xicoração hasteia esta bandeira. A presença deste galardão na nossa escola representa o esforço desenvolvido pelo conselho eco-escola, por todas as crianças, educadores e pais que em parceria com a Autarquia têm procurado dar resposta aos problemas ambientais no nosso concelho”.
Afirmando que estão prontos para novos desafios e salientando que deve ser mantida a consciência de que “o ambiente ainda espera muito de nós”, Paula Soares reforçou que o hastear da bandeira verde torna os agradecimentos extensíveis a todos e que mostra à comunidade “o esforço desenvolvido através das nossas atividades para obter boas práticas ambientais e a sustentabilidade da nossa escola”.
Adolfo Lopo, Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio, também considera que é um “incentivo para as outras escolas saber que esta, na freguesia, já tem a bandeira verde hasteada”, e referiu que a Junta tem um bom entendimento com toda a Comunidade Educativa independentemente de ser pública ou privada.
Recorde-se que foram sete os estabelecimentos de ensino do Concelho do Barreiro que receberam oficialmente, em outubro, em Gondomar, as «Bandeiras Verdes 2012» – EB1/JI Nº5 do Barreiro; Colégio “O Carinho”; EB 2,3 Álvaro Velho; EB 2,3 D. Luís Mendonça Furtado; EB 2,3 Padre Abílio Mendes e EB1 Nº 6 do Barreiro.
O Eco Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola. Refira-se que a Associação Bandeira Azul da Europa é o coordenador do Projeto Eco-Escolas. O Barreiro é um Município aderente desde 2005.
CMB 2012-11-08
You must be logged in to post a comment Login