A Companhia Olga Roriz estreia, no próximo dia 29 de Maio, no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, A sagração da Primavera, por ocasião da celebração do centenário da criação desta obra por Nijinsky/Stravinsky. O espectáculo será apresentado na Sala Principal do TMJB nos dias 29, 30 e 31 de Maio, pelas 21H30.
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA
Dirigida e interpretada por Olga Roriz, A sagração da Primavera representa a sua insistência em transmitir pelo seu próprio corpo o seu legado coreográfico. Poucos são no Mundo os criadores que se propõem coreografar esta peça; muito menos, ainda, aqueles que a dançam aos 57 anos de idade. Após 36 anos de carreira como intérprete e nove solos por si dirigidos, Olga Roriz lança-se no desafio da revisitação desta obra maior, persistindo em construir, desenvolver e partilhar com o público a sua presença gestual e interpretativa ímpar.
OLGA RORIZ
Natural de Viana do Castelo, Olga Roriz fez o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos com Ana Ivanova e o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1976 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian, sucessivamente como primeira bailarina e coreógrafa principal. Em 1992 assumiu a direcção artística da Companhia de Dança de Lisboa.Em 1995 fundou a Companhia Olga Roriz, da qual é directora e coreógrafa. O seu reportório na área da dança, teatro e vídeo é constituído por mais de 90 obras, onde se destacam as peças Treze gestos de um corpo, Isolda, Casta diva, Pedro e Inês, Paraíso, Electra, Nortada e A sagração da Primavera. Criou e remontou peças para um vasto número de Companhias nacionais e estrangeiras, tendo as suas criações sido apresentadas nas principais capitais europeias, nos EUA, Brasil, Japão, Egipto, Cabo Verde, Senegal e Tailândia, e reconhecidas com relevantes prémios nacionais e estrangeiros, dos quais se destacam o 1º Prémio do Concurso de Dança de Osaka-Japão (1988), Prémio da melhor coreografia da Revista Londrina Time-Out (1993), Prémio Almada (2004), Condecoração com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique – Grande Oficial pelo Presidente da República (2004), Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores e Milleniumbcp (2008) e Prémio da Latinidade (2012).
Uma extensa biografia sobre a sua vida e obra foi editada em 2006 pela Assírio&Alvim, da autoria de Mónica Guerreiro.
TMJB | SALA PRINCIPAL | M/12
29, 30 e 31 de MAI | 21H30 | DURAÇÃO 1H00
PREÇO: 6 a 13€
RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/
You must be logged in to post a comment Login