Levar a turma bilingue a Cabo Verde, para que possa contatar de perto com a realidade cabo-verdiana, praticar a língua com falantes nativos, aprender mais sobre a cultura e conviver com os colegas com quem trocam correspondência desde o 1º ano, é o principal objetivo do espetáculo de angariação de fundos “Conhecer Cabo Verde, o sonho da Turma Bilingue”, que decorre no dia 11 de fevereiro, pelas 16:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
VerdeTitiana, Guto Pires, Zé di Pico, Luna Duarte, Fernando Manuel, Tony Costa, os Tocá Rufar, o Grupo de Bailarinas de Funaná – Poucas e Boas, o Grupo de Batucadeiras do Vale da Amoreira, a Orquestra Infantil de Violinos – Paganinus e o Grupo Vozes da Diáspora vão animar o espetáculo de angariação de fundos, organizado pelo Agrupamento Vertical de Escolas Vale da Amoreira, o ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional, o FASCP – Fundo de Apoio Social de Cabo-verdianos em Portugal e pela Associação Solidariedade Cabo-verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo.
A Turma Bilingue faz parte de uma experiência de educação bilingue (cabo-verdiano/português), inserida no projeto Bilinguismo, aprendizagem do português L2 e sucesso educativo na Escola Portuguesa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado pelo ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional.
O Projeto teve início no ano letivo de 2008/2009 e terminará no presente ano letivo (2011/2012), que corresponde ao final do 1.º ciclo. É pioneiro em Portugal e único a nível europeu, tendo em conta as línguas envolvidas. Já foi também considerado um exemplo de boas práticas de integração de comunidades migrantes pela Comissão Europeia.
A Turma Bilingue é composta por 20 alunos, de origem cabo-verdiana e de origem portuguesa, e frequenta a Escola E.B.1/J.I. Vale da Amoreira n.º1, pertencente ao Agrupamento Vertical de Escolas Vale da Amoreira (um agrupamento TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária). Ao longo do Projeto, os alunos têm aprendido as duas línguas e usam-nas como veículo para a aprendizagem de conteúdos escolares como a Matemática e o Estudo do Meio, desenvolvendo competências pessoais, sociais, comunicativas e interculturais.
Os bilhetes estão disponíveis para aquisição no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e no Agrupamento Vertical de Escolas Vale da Amoreira. O preço dos bilhetes é de 8 euros.
Horário da Bilheteira:
De 3ª a sábado – 14:30h às 19:30h
Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão
Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm que ser levantadas até 48h antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.
Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login