João Raposinho remador júnior do Clube Naval Barreirense sagra-se Campeão Nacional de Remo Indoor e integra a Seleção Nacional da categoria.
Foi em Viana do Castelo que decorreu no passado sábado, dia 12 de abril, o Campeonato Nacional de Remo Indoor de 2014. Trata-se de uma vertente do remo em que se “trocam” os barcos por remo ergómetros, máquinas que se encontram na generalidade dos ginásios e muito utilizadas pela modalidade para o treino regular.
Simultaneamente realizou-se o Open para participantes não federados, contando perto de 450 participantes de todas as categorias, incluindo atletas portadores de incapacidades.
A Federação Portuguesa de Remo aproveitou este campeonato para realizar o derradeiro teste ergométrico para acesso às seleções nacionais de juniores e seniores, masculinos e femininos, estando os atletas integrados no processo obrigados a cumprir mínimos por categorias, na distância de 2.000 metros.
O Clube Naval Barreirense esteve presente com dois atletas candidatos à Equipa Nacional de Juniores: João Raposinho e Miguel Costa. A expectativa era grande já que nesta categoria existe uma dúzia de atletas de grande valor, sendo, por isso e porque este tipo de provas exige uma razoável capacidade de controlo físico e emocional, sempre imprevisível o resultado final. O tempo máximo para os 2.000 estabelecidos pela equipa técnica federativa era de 6 mn 40s e 8 centésimos, condição para se integrar a Equipa Nacional Júnior.
O Miguel Costa, lamentavelmente, “morreu na praia” ao fazer 6:40,9! Ficou a um centésimo de segundo da qualificação. Uma lição a aprender! Sobretudo por um atleta que já no ano passado tinha integrado a Equipa Nacional.
O João Raposinho, atleta com inquestionáveis argumentos físicos e técnicos estava “obrigado” a provar à equipa técnica nacional a sua efetiva valia. De facto, no processo de avaliações que se têm vindo a realizar desde outubro de 2013, ele foi algo inconstante, deixando sempre a sensação de desempenhos aquém das suas possibilidades. E se era obrigação, cumpriu a obrigação. Numa prestação a todos os níveis notável, geriu superiormente a sua prova, sem preocupações com o que se passava ao lado e conquistou com toda a naturalidade o Título Nacional da categoria com a excelente marca de 6:18,7, praticamente 9 segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o remador do Sport Clube do Porto, numa prova disputada por 39 atletas. Fez mesmo o 5º tempo absoluto (entre 73 concorrentes das categorias de juniores e seniores ligeiros e pesados).
Esta vitória, valeu-lhe ainda a integração na Equipa Nacional de Juniores, seguindo no dia imediato para o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho para estágio que culminará com a realização de novos testes, agora na água em barco individual, no próximo sábado, dia 19, e que servirão para aferir as equipas finais que nesta época representarão o país.
Apesar de não ter conseguido a integração na Equipa Nacional, o Miguel Costa, assim como mais 3 atletas de outros clubes foram convidados pela Federação a integrar-se no estágio, no sentido de o motivar, já que, todos eles, por uma ou outra razão falharam a entrada na Equipa Nacional, mas mostraram até agora ter qualidades e empenho para virem a ter essa oportunidade.
O Clube Naval Barreirense manifesta aqui, publicamente, o orgulho pelos resultados alcançados pelos seus atletas e técnico Prof. João Pedro, corolário de um trabalho intenso que, apesar das enormes carências, ainda assim eleva bem alto o Desporto Barreirense.
Clube Naval Barreirense
You must be logged in to post a comment Login