ALAN COURTIS: MÚSICA e NECESSIDADES ESPECIAIS

ALAN COURTIS: MÚSICA e NECESSIDADES ESPECIAIS

Alan Courtisresidência / workshop

Entre os dias 29 de Fevereiro e 4 de Março realizar-se-á, no Barreiro, uma residência artística / workshop, protagonizada pelo músico argentino Alan Courtis, destinada ao desenvolvimento de novas formas de expressão, musicais, para pessoas com necessidades especiais.

O workshop compreende uma série de sessões desenhadas especificamente para grupos de pessoas com limitações físicas e/ou psíquicas, e será realizado em parceria com a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, instituição com um historial de três décadas de trabalho no concelho do Barreiro

O workshop consistirá em sessões diárias, entre o dia 29 de Fevereiro e 4 de Março , a realizar na instituição de acolhimento.

Sábado, 5 de Março, terá lugar a apresentação, ao vivo do trabalho realizado pelo grupo, no Velvet Be Jazz Club, integrando a programação regular “OUT.RA Música”, que vem sendo desenvolvida no Barreiro.

Em paralelo ao trabalho com os formandos com necessidades especiais, Anla Courtis desenvolverá um trabalho formativo junto de músicos locais, para a transmissão deste know-how específico e criação de possibilidades para a reedição futura, em território nacional, deste tipo de workshop.

Trata-se, assim, também de uma oportunidade de crescimento artístico e pessoal por parte dos artistas que venham a inscrever-se, podendo privar e aprender com um músico cujo currículo fala por si, não apenas no que diz respeito à experiência específica deste tipo de intervenção, como também na perspectiva criadora, com uma comprovada capacidade e abertura à colaboração com músicos dos mais distintos quadrantes.

Os interessados que venham a ser seleccionados estarão presentes ao longo de toda a actividade, acompanhando-a de perto, e beneficiarão de uma sessão prévia exclusiva, introdutória do trabalho a realizar (no dia 29 de Fevereiro).

 

A OUT.RA vem, assim, abrir um período de candidaturas para músicos nacionais que tenham interesse em participar, que queiram aprender e que se revejam nesta proposta de intervenção.

Para este efeito, solicita-se a todos os interessados que façam chegar, para o mail workshops@outra.pt, prova do seu interesse, com uma breve nota biográfica e outras informações que considerem relevantes e possam contribuir para o processo de selecção, até ao dia 12 de Fevereiro. Os músicos seleccionados serão contactados na semana seguinte.

Existem três vagas para músicos assistentes neste workshop. A participação é gratuita.

Quaisquer dúvidas, questões ou informações complementares podem ser esclarecidas e obtidas através do mail info@outra.pt

Resumo das datas:

27 Fevereiro | Cine Clube do Barreiro:
Exibição do documentário “Buscando a Reynols”, sobre a banda que Alan Courtis integrou, na Argentina, e que foi precursora da integração de pessoas com necessidades especiais no contexto da música experimental.

29 Fevereiro | NÓS:

Sessão preparatória com os músicos seleccionados.

1, 2, 3 e 4 Março | NÓS:

Sessões diárias (aprox. 3h) com o grupo formado pelos utentes da NÓS.

5 Março | Velvet Be Jazz Club

Concerto do grupo.

CV Alan Courtis:

Nascido em 1972, em Buenos Aires, Argentina, o músico Alan Courtis (ou Anla Courtis, como também costuma assinar) tem vindo a ensinar e trabalhar música com pessoas com necessidades especiais desde 1993. É membro fundador da banda / colectivo Reynols, grupo que se notabilizou não apenas por incluir nas suas fileiras um percussionista portador de sindrome de Down, como sobretudo pelos mais de 100 lançamentos editoriais em selos americanos, europeus, japoneses e neo-zelandeses de música contemporânea independente; com este grupo, e a solo, Courtis apresenta um currículo colaborativo que, arriscamos, não tem paralelo na actualidade, tendo trabalhado com nomes incontornáveis da composição clássica contemporânea (como Phil Niblock, Pauline Oliveros ou Michael Snow), do rock independente (como Lee Ranaldo ou Jim O’Rourke, dos seminais Sonic Youth, Damo Suzuki, dos Can, ou Yoshimi P-W, dos japoneses Boredoms), do jazz de vanguarda e da música improvisada (John Oswald, Alan Licht, Eddie Prevost ou Okkyung Lee) ou da electrónica experimental (Merzbow, Lasse Marhaug ou Toshimaru Nakamura).

Alan Courtis é licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade de Buenos Aires, entidade na qual protagoniza um workshop e um seminário anuais sobre Arte e Necessidades Especiais. Trabalha actualmente como professor de música com pessoas com deficiência na Fundacion de Artistas Discapacitados e no Conservatorio Municipal Astor Piazzola, ambos em Buenos Aires, tendo realizado, em paralelo com uma actividade de músico que o levou a praticamente todos os cantos do mundo, workshops em instituições como a Tokyo Film School (Japão), Oslo College University (Noruega), Sinfonia Center (Inglaterra), Kulturhuset Stockholm (Suécia), Louvain-La-Neuve Université (Bélgica), La Gaitée Lyrique (França), Footscray Community Art Center Melbourne (Austrália), Children´s Hospital Seattle (Estados Unidos) ou no Centro Cultural La Escalera (Chile).

Publicou também artigos sobre Arte e Necessidades Especiais em publicações como a “Leben mit Down-Syndrom” (Alemanha), “Musicworks” (Canadá), “El Cisne” (Argentina) e “Grupo Docente” (Espanha).

 OUT.RA – Associação Cultural

You must be logged in to post a comment Login