Os moinhos de maré e de vento, que atingiram uma grande importância na economia do Barreiro e do Estuário do Tejo, são peças fundamentais da história da nossa indústria das moagens e do nosso desenvolvimento proto-industrial desde o período da Expansão Marítima Portuguesa (Sec. XV).
O Moinho do Braancamp, o maior dos moinhos de maré ainda existentes e que se encontrava em melhor estado de conservação, ardeu recentemente por clara negligência do actual proprietário – o BCP.
Integrado nas comemorações do dia dos Monumentos e Sítios (18.04) e nas comemorações do seu 1º aniversário, tendo por objectivo chamar a atenção dos barreirenses para a importância deste nosso património, contribuir para a sua divulgação e pugnar pela sua preservação e valorização, a Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro vai promover as seguintes actividades, para as quais convida todos os cidadãos:
Dia 16 de Abril pelas 10h – Inauguração de uma Exposição no Mercado 1º de Maio subordinada ao tema “Memórias da Indústria no Barreiro – Moinhos de Água e de Vento”.
- Esta exposição estará patente ao público até 30 de Abril.
Dia 17 de Abril pelas 10h – Visita guiada a vários moinhos, com o seguinte Roteiro:
- Concentração a partir das 10h junto à entrada principal do Mercado 1º de Maio e início do visita às 10h30
- Moinho de Vento do Jim
- Moinho de Maré do Braancamp
- Moinhos de Vento de Alburrica (Moinho Grande, Nascente e Poente)
- Moinho de Maré do Cabo
- Moinho de Maré Pequeno
Esta visita, com fim previsto para as 12h30, será guiada por um Técnico de Património disponibilizado pela CMB.
Contamos com a vossa participação.
Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro
You must be logged in to post a comment Login