Sede da Agência de Energia e elemento de ligação com os cidadãos
Informar, sensibilizar e promover mudanças de atitude, ao nível ambiental e energético, são os grandes objectivos da abertura ao público do Eco-Moinho do JIM. Localizado na Avenida Bento Gonçalves, este equipamento foi ontem, dia 30 de Maio, inaugurado na presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, e de Nuno Banza, Vereador responsável pela divisão de sustentabilidade ambiental e representante do município do Barreiro na Agência de Energia.
Nuno Banza fez o enquadramento da reabertura/reutilização do Moinho do JIM, lembrando que o processo de constituição da S.energia – Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete começou com a fase de preparação da candidatura, no final de Dezembro de 2005. Já na fase de negociação, uma das propostas por parte da CMB assentou no compromisso de realizar obras neste Moinho, no sentido de o tornar na sede simbólica da Agencia de Energia. “A proposta foi extremamente bem recebida por parte da Comissão Europeia”, disse o Vereador, acrescentando que agora “foi finalmente possível concluir este processo de recuperação e de reestruturação do espaço. Ele está formalmente pronto para funcionar e dele se espera que seja um elemento de ligação com os cidadãos, aproximando-os das questões energético-ambientais”.
Presente na ocasião, Carlos Santos, Vereador da Câmara Municipal da Moita e a presidir, desde Março deste ano, a S.energia referiu ser sua convicação que “o que estamos aqui a inaugurar e a refuncionalizar é um espaço que resultou da paixão e do casamento com a Câmara do Barreiro”. Neste sentido, afirmou tratar-se de um processo que pode ser exemplar mas que vai depender, em grande parte, do empenho de cada um dos presentes. “Cada um de nós, dentro das suas funções, deve ficar responsável por dar vida a este processo. Para além da educação e da informação julgo que este espaço deva ser também formativo e que promova alteração de atitudes ao nível das questões energéticas”.
Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da CMB, disse tratar-se de um momento simbólico “em que estamos a (re)por à disposição das populações o Moinho do JIM, um dos quatro moinhos de vento que ainda temos no Barreiro e que são elementos das nossa arquitectura tradicional”. Afirmando que foi alcançado um objectivo há muitos anos perseguido, o Autarca também enfatizou que agora seria importante repor-lhe a vela, pô-la a andar e, de preferência, a funcionar.
“Já que aqui se falou em casamentos queria salientar também o casamento da energia e do ambiente com o Tejo, com a zona ribeirinha e com este excelente património que estes quatro Concelhos integrantes da S.energia partilham”.
Para rematar a sua intervenção, Carlos Humberto de Carvalho disse que a aposta estratégica para o desenvolvimento do Concelho do Barreiro passa pelo contínuo investimento nas frentes de água do Tejo e do Coina.
Fazendo referência às energias alternativas, concluiu ainda que “o que nós estamos a fazer é a recuperar as ideias que vêm de trás, do nosso passado, da nossa experiencia de vida. E estamos a reaprender aquilo que já tínhamos esquecido”.
PIRI JIM É A ECO-MASCOTE
A funcionar de segunda a sexta, entre as 9h00/12h30 e as 14h00/17h30, o Eco-Moinho conta agora com a presença do Piri JIM, a mascote que pode orientar os visitantes pelos espaços disponíveis.
Assim, no piso térreo, a população pode aceder a informação relacionada com a área da sustentabilidade ambiental (estudos de impacte ambiental, plano municipal de ambiente, etc) a par com matérias produzidos pela S.energia, tais como a matriz energética, o plano de acção ou outros documentos de referência. O piso do meio funciona, sobretudo, para os mais novos, através da dinamização de ateliês pedagógicos que passam pelas boas práticas e atitudes na área da energia, da eficiência energética e das energias renováveis. O espaço superior ficará reservado para a preparação de trabalho dos técnicos que irão dar acompanhamento a estas duas actividades.
As portas do Eco-Moinho estão abertas.
Os estabelecimentos de ensino, dos quatro concelhos que integram a Agência de Energia podem fazer as suas marcações através do contacto da S. energia 21 206 81 09, ou pelo Número Verde do Ambiente 800 205 681.
CMB 2011-05-31
You must be logged in to post a comment Login