“Os Rios Através da Objectiva”

“Os Rios Através da Objectiva”

Exposição de fotografia na Galeria Municipal de Arte

A Galeria Municipal de Arte vai receber, de 4 de Junho a 2 de Julho, a Exposição de fotografia “Os Rios Através da Objectiva”. Esta mostra, com inauguração no sábado, dia 4, pelas 16h00, está patente ao público de terça-feira a sábado, das 14h00 às 20h00.

Esta mostra dá a conhecer, a fundo, o Varino Pestarola – embarcação adquirida pelo Município em 1999 – através do olhar artístico de fotógrafos. Refira-se que o Varino beneficiou, no defeso, de uma intervenção de manutenção no Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos.

A Galeria Municipal de Arte está situada na Avenida Alfredo da Silva, nº 15 (telefone: 21 207 6759), Barreiro.

Biografia FAB

A aposta da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) em potenciar novos valores, apoiando criadores no campo da fotografia, teve um dos seus grandes reflexos nos dois workshops “Olhar a fotografia… de outro modo”, promovidos por esta Autarquia, em colaboração com a APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica.

Ambos os processos formativos culminaram em exposições dos projectos finais desenvolvidos pelos seus elementos. A primeira – “Olhar o Barreiro… de outro modo” – patente ao público no AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita, entre Maio e Agosto de 2009, e a segunda – “Olhar o Barreiro… através das artes” – entre Fevereiro e Março de 2010, no mesmo espaço.

Findos os workshops e sempre sob a orientação da APAF, lançou-se o desafio de um novo projecto fotográfico – Levantamento Fotográfico da Rota da Indústria do Barreiro –, cujo resultado final se apresentou numa exposição inaugurada a 15 de Maio de 2010, no AMAC. No seu seguimento, está, já, em curso o projecto Ruas da Indústria, no qual se pretende compreender o Barreiro como uma cidade que se desenvolveu, sobretudo, em torno do rio, da indústria e da presença do caminho-de-ferro, mas que não se perdeu com o declínio destas últimas.

Da fusão de alguns elementos dos workshops e da entrada de outros membros que, de alguma forma, cruzaram caminho com os projectos desenvolvidos, surge o recém-criado Colectivo de Fotografia de Autor do Barreiro (FAB).

Este colectivo mantém o registo que tem sido tónica do seu trabalho: a fotografia de autor. Procura, com isto, mostrar que a fotografia, mais do que mera imagem, tem também capacidade de captar ambientes e sentimentos, de nos situar no tempo ou, pelo contrário, de remeter-nos para a intemporalidade.

O FAB pretende, desta forma, contribuir para a divulgação da fotografia como forma de expressão artística, procurando, em simultâneo, promover a dinamização desta forma de arte no concelho do Barreiro.

Património adquirido pelo Município em 1999

O Varino Pestarola, ao que tudo indica, terá sido construído em Vila Franca de Xira, já que o seu primeiro registo o localiza, em 1930, em Alhandra, com a designação de “Camponesa/Camponês”.

Na década de 50 é adquirido pelos Armazéns José Luís da Costa Lda., com o objectivo de efectuar o transbordo do bacalhau para terra.

As embarcações tradicionais – fragatas, varinos, botes, batéis e a muleta – enchiam de cor e gentes as praias do Barreiro, no entanto, o comboio, o barco a vapor, o transporte rodoviário, a adesão a novas profissões nos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste e na CUF levaram ao desaparecimento destas embarcações do rio.

Até chegar à posse do Município, em 1999, o Varino teve vários proprietários e designações. 

CMB 2011-05-31

You must be logged in to post a comment Login